Levantamento aponta aumento de infecções de pessoas mais jovens pela Covid-19 em Varginha

 


Um levantamento da Secretaria de Saúde de Varginha (MG) aponta que aumentou o número de infecções de pessoas mais jovens pela Covid-19. A faixa etária com maior número de casos é a entre 30 e 39 anos: 23,76%.

"Principalmente porque são pessoas economicamente ativas, que estão no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal, são pessoas que saem mais, que têm uma mobilidade urbana maior, são pessoas que têm um poder maior de viajar, são pessoas que apesar de tudo se sentem rígidas e não se encontram nos boletins de mortalidade da Covid-19, então eles engrossam realmente a estatística de incidência de casos e são na verdade vínculos com os idosos e grupos de risco, que normalmente os têm como eles não só dentro do domicílio, como nos locais de trabalho", disse o secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho.

Outra faixa etária que também representa muito dos casos está entre 20 e 29 anos: 19,67%. "A preocupação com adolescente ou adulto jovem é real desde o primeiro momento. Primeiro porque é o grupo que mais negacionista é, é o grupo que menos adere às medidas de prevenção, é o grupo que não conseguiu introjetar para si um novo comportamento de menor risco social e não consegue o distanciamento social. É aquele grupo que não entendeu e não conseguiu ainda partir para um novo comportamento de não aglomerar, então é você tentar fazer um contra-fluxo do comportamento que já é habitual do jovem, o jovem aglomera, o jovem se abraça, o jovem está sempre em grupos, em guetos, eles aglomeram nas casas, nos quintais, nas esquinas, nas conveniências, nos bares, onde quer que seja, onde estiver aberto nem que seja uma praça você tem jovens e você tem a dificuldade do uso de máscara, dificuldade de higienização das mãos e um comportamento negacionista, um comportamento de não entender a pandemia e ao mesmo tempo por não se ver nos boletins de óbitos e internações, obviamente isso reforça para eles um comportamento de maior risco", completou o secretário.

Conforme dados da prefeitura, Varginha tem hoje 5.803 casos confirmados do novo coronavírus, com 107 mortes.

Fonte: G1 Sul de Minas

Enviar um comentário

0 Comentários