Coluna Agenda 21 - 05/03/2021

 


DRENAGEM URBANA & DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento urbano, objetivo maior de toda cidade, surge a partir do ato de planejar o crescimento das cidades de forma a assegurar o acesso seguro, justo e com dignidade da população aos serviços urbanos, como mobilidade, infraestrutura, saúde, educação ambiental, dentre outros.

Neste período chuvoso, destaco um item que está relacionado com a infraestrutura de qualquer cidade que é o sistema de drenagem urbana.

Na maioria das cidades brasileiras não há por parte dos representantes políticos preocupação com a elaboração de um plano diretor de drenagem urbana, ainda que frequentemente ocorram grandes transtornos em época de chuvas.

Este plano diretor de drenagem urbana tem como objetivo principal a elaboração de um planejamento na distribuição da água no tempo e no espaço, de modo a controlar as ocupações das áreas de riscos de inundações e a possibilidade de convivência com possíveis enchentes em áreas de baixo risco, atuando como uma ferramenta importante na definição da aplicação de medidas estruturais e não estruturais necessárias, conforme as peculiaridades de cada região da cidade.

A eficácia do planejamento da drenagem pluvial reduz perdas econômicas com o desgaste de alagamentos e enchentes, proporciona melhores condições de saneamento, e consequentemente maior proteção ao meio ambiente em que a cidade está inserida. Refletindo este contexto, podemos fazer uma breve análise da nossa cidade em relação a este processo.

Como estão os sistemas de drenagem urbana nos bairros de Varginha? Estão executados conforme as Normas Técnicas ou nem existem ainda?

O fato é que a existência de um sistema de drenagem falho ou mesmo sua ausência em alguns bairros ou regiões impacta diretamente na qualidade de vida da cidade, que se torna vulnerável às inundações, possível degradação ambiental, problemas relacionados com a saúde e saneamento ou ainda interrupção de serviços básicos à população. 

Partindo do pressuposto “qual cidade queremos”, é de grande valia a participação da sociedade na elaboração junto ao poder público de políticas públicas exequíveis, aliadas a inovações tecnológicas, que sejam consistentes e eficazes perante a realidade da cidade, que promovam o bem-estar dos munícipes e consequentemente um crescente desenvolvimento urbano nos âmbitos social, econômico e ambiental.

“Quem se interessa de verdade pelas Políticas Públicas, participa e vivencia as oportunidades de contribuir com a melhoria, sem condicionar ao recebimento de remuneração para o exercício dos deveres de cidadania. “

                                                                                                                                     Nier Araújo 


Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local 
Contato : agenda21localvarginha@gmail.com


Enviar um comentário

0 Comentários