Educadores da Rede Municipal de Varginha participam de webinar do grupo de educadores google - GEG Brasil

 


O Episódio “Desenvolvimento Profissional e Dicas para Professores em Movimento” da  Série “Redes em Transformação” apresentado no Webinar que foi realizado pelo canal do Youtube do GEG Brasil, no dia 17 de março, trouxe educadores da Rede Municipal de Varginha para apresentarem suas práticas com utilização das ferramentas do Google Workspace for Education.

O Google Workspace for Education é um programa global do Google e foi adotado em 2019 pela Rede Municipal de Varginha. Desde então, os profissionais da Educação, no município, começaram a utilizar as ferramentas digitais disponíveis tanto no planejamento das aulas quanto na prática pedagógica.

Este trabalho foi intensificado em 2020, devido à inserção do ensino remoto estabelecido pelo Ministério da Educação em decorrência da Pandemia do Coronavírus, para minimizar as consequências da interrupção das aulas presenciais, momento em que foi criado o Portal Educação Varginha, um espaço on-line que disponibiliza aulas remotas para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Já para os estudantes do Ensino Fundamental II, a rede avançou na utilização do Google Classroom, uma sala de aula virtual, na qual estudantes e professores podem fazer diversas interações, inclusive com aulas síncronas, utilizando a ferramenta Google Meet, que possibilita a troca de mensagens e atividades em tempo real.

No Webinar, mediado pela Googler Carla Arena e que, pode ser acessado no link https://youtu.be/lUVWkMWY3vo, a Rede Municipal foi representada pelas professoras Christiane Resende e Patrícia Monticeli, professores Michael Barbosa e Rodrigo Gomes e também pelas coordenadoras pedagógicas Roberta Sarmento e Vânia Flores, que expuseram como o trabalho está sendo desenvolvido pela Rede. A mediação do Webinar

A coordenadora pedagógica Vânia Flores, educadora certificada pelo Google, nos Programas de Inovação Google Innovator e Google Trainer vem realizando desde 2019, formações específicas para a utilização das ferramentas digitais no contexto pedagógico. No ano de 2020, esse processo se intensificou devido à pandemia da COVID 19 e toda a rede de educação municipal participou das formações, algumas básicas e outras mais avançadas, conforme o segmento de atuação, fazendo parte do projeto “Redes em Transformação”, que contou com o apoio do Google for Education e, contribuiu para o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais, desde o início da pandemia. “Um trabalho de rede, com a efetiva participação de todos os profissionais da educação, se comprometendo com o sucesso das ações foi o que garantiu a prosperidade dos objetivos alcançados” , relata Vânia Flores. No Webinar a professora Patrícia Monticeli apresentou como o trabalho dos professores de Educação Física está se efetivando e falou da experiência “Nossa ‘quadra’ no Youtube”, o que possibilitou fazer chegar a milhares de estudantes da Rede Municipal e da população em geral, atividades para exercitar o corpo e cuidar da saúde física, tão importante na vida das pessoas. Já o professor Michael Barbosa apresentou o seu canal no Youtube, criado em pleno período da pandemia explicando que “estudar” foi essencial para o seu desenvolvimento profissional e só assim, conseguiu acompanhar as mudanças na educação e evoluir no uso de ferramentas digitais

A Supervisora Pedagógica Roberta Sarmento demonstrou como está sendo realizado o trabalho dos docentes e supervisores da rede, na construção das sequências didáticas que são disponibilizadas na Plataforma do Estudante para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º), realçando o quanto todos aprenderam neste processo, levando a inovação para a educação e para a sua vida. “É um trabalho de muitas mãos”, diz Roberta enfatizando que professores e supervisores pedagógicos aprenderam juntos e que isso foi maravilhoso porque aumentou a cumplicidade desses profissionais na realização do trabalho educativo.

A professora Christiane Resende e o professor Rodrigo Gomes apresentaram projetos interdisciplinares que desenvolveram com os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) destacando o quanto os estudantes se engajaram nas propostas com uso das ferramentas do Google Workspace for Education e também salientando as incríveis possibilidades que podem ser criadas quando os educadores passam a utilizar ferramentas digitais como um recurso de aprendizagem.

Para a Secretária de Educação Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza “É imprescindível que continuemos investindo em inovação pedagógica para que possamos ofertar um ensino de qualidade, mesmo estando com aulas on-line e remotas e também para quando voltarmos às aulas presenciais, nossos estudantes estarão ávidos por novas formas de aprender e desenvolver as atividades pedagógicas, principalmente com a inserção do Ensino Híbrido na Educação Básica”.

Para você acompanhar as ações do GEG Brasil, você pode acessar o seu canal no Youtube onde terá dicas de como organizar conteúdo para sua rede de professores, dicas de ferramentas digitais que funcionam nas dinâmicas de sala de aula em contextos híbridos.

Enviar um comentário

0 Comentários