Encontros de acolhida marcam o retorno dos docentes às Unidades Municipais de Educação em Varginha

 


Depois de quase um ano de trabalho remoto, os docentes da Rede Municipal de Varginha retornaram no dia 02 de março, presencialmente às escolas e CEMEI’s. Durante todo este período, eles trabalharam diretamente de suas residências, estudaram e se capacitaram para utilizar tecnologias digitais na educação e continuar proporcionando aos estudantes da rede, atividades e experiências de aprendizagem, buscando efetivar um ensino de qualidade on-line e/ou remoto. Para tanto, no período de 02 a 05 de março, as equipes gestoras das unidades municipais realizaram encontros para proporcionar aos docentes e demais funcionários, neste primeiro momento, a acolhida dos mesmos, uma ação de extrema relevância no momento atual, uma vez que passaram por situações diversas em plena pandemia.

A pesquisa “Queremos ouvir você! “ Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, no mês de fevereiro, a qual obtivemos respostas de aproximadamente 50% dos profissionais, revelou os sentimentos mais vivenciados por nossos educadores e profissionais no período da pandemia.

Segundo a Secretária de Educação, Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, “Ficamos felizes em observar que a ‘superação’ tenha sido o estado emocional mais vivenciado pela maioria dos participantes, segundo a pesquisa, e isto se refletiu no entusiasmo e alegria dos profissionais em dar sequência ao trabalho educativo de forma remota e usando tecnologias, um trabalho impecável demonstrando a qualidade dos serviços prestados por todos educadores”. Porém, continua Gleicione “o ‘medo’ assume uma posição de destaque em 2º lugar e precisamos ficar bem atentos a isso. Também é preocupante o esgotamento dos profissionais da educação, o que nos deixa em sinal de alerta para o retorno”.

Sendo assim, os dados revelam que, se antes da pandemia, o acolhimento já era importante, neste momento, ele se faz mais importante ainda, tornando-se imprescindível, pois só com a acolhida podemos ser empáticos o suficiente para entendermos as angústias, medos e preocupações de nossos educadores. A Diretora do Departamento Geral de Ensino da SEDUC, Eliete Maria Abraão Benfica enfatiza a necessidade da equipe escolar se sentir acolhida. “É importante um trabalho de ‘escuta’. O mundo mudou, a educação mudou... Precisamos fortalecer nossas emoções”.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação, por meio das coordenações pedagógicas organizou vários materiais para o retorno presencial dos educadores e dos estudantes. Sobre a acolhida dos profissionais, a Coordenação de Orientação Educacional, gerida por Gisele Mendes, além de ter elaborado Orientações Específicas, selecionou vários materiais com sugestões de atividades para que essa acolhida se efetivasse de forma tranquila e harmoniosa, alcançando os seus objetivos. Os materiais encontram-se no Portal Educação Varginha, na página Escola Conectada.

As atividades realizadas por todos CEMEI’s e escolas municipais para a acolhida dos profissionais foram realmente significativas. A exemplo disso, temos a Escola Municipal Professora Helena Reis - Caic 2, que realizou um dia bem diferente. O encontro foi dividido em três momentos seguindo todos os protocolos de segurança. O primeiro momento com as boas vindas da equipe gestora, relembrando e valorizando as atitudes positivas dos docentes para manter as atividades, após a suspensão das aulas, na modalidade remota. E como não poderia faltar, neste primeiro momento, foram repassadas as normas e protocolos de segurança para os servidores, conforme plano de contingência. 

No segundo momento todos foram convidados a se dirigirem até a quadra de esportes para realização de dinâmicas. Foi realizada uma roda, respeitando o distanciamento, para proporcionar uma reflexão, através da mensagem “Sete lições do Bambu”, que associa características dos bambu com a rotina da vida, como: flexibilidade, resiliência, humildade, leveza, crescimento em comunidade, desafios e simplicidade. Após a realização desta reflexão os professores de Educação Física Marcelo Santos e Milton Tavares proporcionaram um alongamento com o objetivo de apresentar práticas que ajudem a relaxar o corpo, melhorar a postura e reduzir o estresse mental, relembrando que no ensino remoto os docentes assumiram a mesma postura por muitas horas, sendo importante a realização de práticas de alongamentos.

O terceiro momento foi de escuta e por meio de uma roda de conversas mediada pela diretora Gizelda Pompeu, foi possível compartilhar e dar voz aos sentimentos vivenciados. Segundo a diretora “O encontro foi muito dinâmico e acolhedor, onde foi possível nossos profissionais colocarem suas ansiedades, inseguranças e sofrimentos, além da troca de experiências, em um ambiente humanizado, podendo acolhê-los de forma que todos se tranquilizassem e demonstrassem afeto uns para com os outros. “ Uma escola que proporciona momentos de acolhimento e compartilhamento de sentimentos, faz o ambiente de trabalho ser mais leve e o servidor se sente pertencente a essa instituição e ao grupo de trabalho.

É com encontros de acolhimentos como este que seguimos em frente com a educação, levando os nossos educadores a perceberem o quanto são importantes na vida de todos os estudantes assim como na vida uns dos outros. A Secretaria Municipal de Educação de Varginha deseja a todos um excelente retorno e que nossos profissionais se sintam profundamente acolhidos por todos nós.

Enviar um comentário

0 Comentários