Internações de idosos com mais de 90 anos caem em Varginha após início da vacinação, aponta Saúde

 


O número de internações de idosos com mais de 90 anos caiu em Varginha (MG) após o início da vacinação contra a Covid-19. Segundo o secretário de Saúde da cidade, Luiz Carlos Coelho, queda já chega a 30%. Dos 594 idosos com mais de 90 anos, 410 ou 69% do público-alvo, já foram vacinados.

"Imaginávamos desde o primeiro momento e tínhamos também a certeza do impacto positivo que teria a vacinação na mortalidade da população. O fato é que acompanhamos em tempo real as consequências de cada ação que é proporcionada. No dia 11 de fevereiro tivemos a primeira dose para a vacina de idosos e dia 26 a segunda dose iniciando para esse mesmo grupo. Nos dados estatísticos já levantados, a gente já pode apontar seguramente que houve um impacto positivo, com uma queda real nas internações", disse o secretário.

Conforme o levantamento, 30 dias antes da primeira dose, 10 pessoas nessa faixa etária estavam internadas. Agora, 30 dias após a aplicação da primeira dose, o número de internações caiu para sete em idosos dessa faixa de idade.

"Um grande avanço, você pode perceber que também nesse levantamento, que no dia 26 de fevereiro foi feita a segunda dose desses idosos. Após essa segunda dose nós temos duas internações nas primeiras 48 horas em que a vacina havia sido aplicada. Uma vez que nós esperamos alguns dias após a segunda dose para entender que houve uma imunização, esse dado já aponta realmente para que ali na frente a gente venha a ter uma otimização muito maior que esses 30% que esse estudo prévio já aponta", disse o secretário.

Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, Varginha já vacinou pelo menos 5.288 pessoas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, sendo que 410 delas são de idosos acima de 90 anos. Ao todo, 1.771 idosos acima de 80 anos já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina na cidade.

Fonte: G1 Sul de Minas

Enviar um comentário

0 Comentários