AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 30/04/2021


 

 A NOVA ECONOMIA

Semana passada, dias 22 e 23 de abril, aconteceu, por videoconferência, a Cúpula de Líderes pelo Clima. O encontro é promovido pelos EUA e reuniu 40 chefes de estado para falarem sobre o que está sendo feito com a emissão de carbono em seus países, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente. Convidado por Joe Biden, o empresário e filantropo Bill Gates falou das oportunidades econômicas que podem surgir a partir de ações com foco no clima e dos benefícios de longo prazo que são colhidos ao se assumir uma economia baseada em uma matriz energética verde. O presidente americano, em seu discurso no evento, mencionou as novas tendências da economia que levam em conta, além do lucro, o cuidado com as pessoas envolvidas e o meio ambiente.

    Fiquemos atentos a estes novos termos no mundo dos negócios:

    Capitalismo consciente: Filosofia de negócios desenvolvida por John Mackay e Raj Sisodia, define-se como uma “maneira de pensar o capitalismo e os negócios que reflita sobre onde estamos na jornada humana, o estado do nosso mundo hoje e o potencial inato dos negócios para causar um impacto positivo no mundo”

    ESG – Environment, Social e Governance (ambiental, social e governança em português) - Índice que mede as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Estes fatores estão sendo usados por investidores, analistas financeiros e fundos de investimento para escolher as empresas que vão receber seu dinheiro, levando em conta, além do lucro, sua conduta socioambiental e de responsabilidade corporativa.

    Mercado de carbono: Ambiente onde empresas e governos compensam suas emissões por meio da compra de créditos de carbono de projetos ambientais. Funciona assim: uma organização que emite os gases paga outra que gera créditos para neutralizá-la. A cada tonelada métrica de CO2 não emitida é gerado um credito. Há dois tipos de mercado, o regulado e o voluntário. Este mercado pode constituir-se numa grande oportunidade de negócios para o Brasil, segundo especialistas.

    Estar por dentro das novas tecnologias sustentáveis, conhecer os estudos científicos, sociais e econômicos, não só em sua área de atuação, e ter a mente aberta à mudanças são competências imprescindíveis ao empreendedor de sucesso neste futuro que já é presente.


Mais informações:

https://www.ecycle.com.br/8491-capitalismo-consciente.html

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2021/03/mercado-de-credito-de-carbono-cria-oportunidades-financeiras.shtml

https://blog.nubank.com.br/esg-o-que-e/

* Luciane Madrid Cesar

Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.

 

 

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG 

Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.