AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 e Cidadania 21/05/2021



 Água nossa de cada dia

A água é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.” (Gomes, 2012)
Infelizmente o risco iminente de escassez de água potável é uma realidade. A escassez hídrica, a dificuldade de distribuição em grandes centros urbanos, o aumento excessivo do consumo, os mananciais ameaçados pela poluição, a falta de investimento e de políticas públicas são alguns fatores que impactam na evolução do sistema de abastecimento, inclusive em regiões com reservas. Cada um desses casos é provocado por um motivo diferente, sempre contornado com racionamento do consumo.
Contudo para cada um litro de sujeira despejada em um rio, outros dez litros de água se tornam inconsumíveis. Para piorar a situação, diversos mananciais não se repõem na velocidade em que são consumidos, gerando o silencioso problema do esgotamento.
Esta realidade mundial se reflete também em nossa região. Atualmente o abastecimento em nossa cidade depende em sua “maior parte, cerca de 72%, da água do Rio Verde, que tem sua qualidade cada vez mais comprometida pela poluição. 
Atenta a este desiquilíbrio ambiental a Agenda 21 Local, representada por seu presidente, participou recentemente de uma reunião com algumas autoridades políticas de nossa região e propôs a realização de uma causa pesquisa de diagnóstico dos problemas que afetam o Rio Verde e suas respectivas em cada um dos 31 municípios beneficiados durante o seu percurso. A intenção é unir forças e montar um planejamento de metas e ações ambientais a partir dos dados obtidos, buscando meios para a recuperação e proteção de nosso rio, de acordo com as legislações existentes.
Existem formas de amenizar e, com muito trabalho, acabar com o risco de falta d’água através de políticas públicas que apliquem a tecnologia por exemplo no reuso da água de esgoto. Mas todos podem contribuir com as águas. Por isso, confira algumas dicas que você pode aplicar no seu dia a dia:
- Economize água: reduza o tempo no banho e não deixe a torneira ligada o tempo todo ao escovar os dentes ou lavar a louça.
- Fique atento a vazamentos: além do desperdício, a água pode comprometer a estrutura do local.
- Reutilize quando possível: aproveite a água da máquina de lavar para a limpeza de quintais e calçadas.
- Não polua: se for visitar praias, rios ou cachoeiras, não deixe lixo nos arredores, tão pouco dentro da água. Recolha tudo e jogue na lixeira.
- Cuidado com o óleo de cozinha: jogá-lo na pia pode contaminar a água e o solo. Por isso, procure o descarte adequado.
Repense seus hábitos e suas atitudes para que as próximas gerações possam usufruir do nosso principal recurso natural com abundância. A água é um bem comum. A conservação e a preservação é um dever de todos.
 
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.