AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Covid-19: terceira onda é uma preocupação, afirma ministro da Saúde



O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a possibilidade de uma terceira onda da pandemia de covid-19 é uma preocupação. Ele destacou ainda que o Ministério da Saúde está atento aos sinais sobre a evolução dos casos de covid-19 no país.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de avanço da crise sanitária em razão da sinalização no aumento de casos da doença, Queiroga afirmou que o cenário pode estar ocorrendo em razão do afrouxamento de medidas de restrição à circulação de pessoas e distanciamento social ou efeito de nova variante.

“É uma preocupação. Nós assistimos agora a uma redução daquela tendência de queda de óbitos e isso pode se dever a uma flexibilização das medidas de bloqueio”, observou.

Segundo o ministro, outra possibilidade é a da presença de variante do novo coronavírus no país. Na quarta-feira,26, o Instituto Adolfo Lutz identificou um caso da variante indiana da covid-19, a B.1.617.2, em São Paulo, o segundo caso da variante registrado no país (o primeiro havia sido confirmado no Maranhão).

Medidas restritivas

Queiroga disse que o Ministério está fazendo a vigilância genômica dos casos e que pode haver necessidade de adoção de medidas mais restritivas em regiões do país.

“Essa vigilância genômica é feita. Nós estamos atentos. De acordo com a situação epidemiológica de cada região, pode ser necessário que se adote uma medida mais restritiva, que fica a cargo da autoridade municipal”, argumentou.

Fonte: 


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.