Detentos fogem de presídio no Sul de Minas



O presídio de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, registrou uma fuga de cerca de 20 detentos na madrugada deste domingo (30). Segundo fontes ouvidas pela reportagem de O Tempo, foram 23 presos que fugiram ao cortar as grades das celas e pularam o muro do local por volta de 1h.

Além de diversas grades serradas, os presos usaram cordas feitas com lençóis, conhecida como tereza, para empreenderem a fuga. Nenhum fugitivo tinha sido recapturado até 10h30 deste domingo.

Atualmnte, o presídio tinha cerca de 350 internos.

Pessoas ouvidas pela reportagem disseram que entre os presos estão detidos condenados por homicídio, além de ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Uma roupa da SUAPI, usada como uniforme pelos detentos, foi encontrada abandonada em um lote vago há cerca de 2 km do presídio.

Pelas redes sociais, o vereador Pedro Delfante (PL), presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal disse que foi convocado pelo diretor geral do presídio logo nas primeiras horas da manhã deste domingo para acompanhar os desdobramentos da fuga. “Constatado os danos, acompanhei a varredura nas celas, com os internos sendo colocados no pátio para que a varredura fosse realizada pelos policiais penais de Paraíso e região, que deram suporte às ações. Um engenheiro da Prefeitura verificou que não houve danos à estrutura do presídio, entre outras ações de suporte”, disse o parlamentar.

O vereador afirmou ainda que o diretor dos presídios da região e a Corregedoria, Polícia Civil foram acionados pela direção do presídio para iniciarem investigação com o objetivo de “esclarecer as circunstâncias que permitiram que ocorresse a fuga”.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) se deslocou para o município para avaliar possíveis desvios de conduta. A inteligência do Depen também está no local. A Polícia Militar, a Polícia Civil e órgãos de segurança do sistema prisional seguem em busca dos fugitivos.

De acordo com o Sejusp, qualquer informação sobre o paradeiro dos fugitivos pode ser fornecida de forma anônima, sigilosa e gratuita por meio do número 181.

A Sejusp divulgou o nome dos foragidos para facilitar o trabalho dos agentes e militares envolvidos na ação:

Akison Junior Donizete Alves Silva, Estenio Donizete Valério Alves Silva, Gustavo Cruz de Oliveira, Gustavo Henrique Cândido Rodrigues, Junior Luiz Gomes, Mizael Rodrigues Ferreira, William Aparecido de Lima, Danilo de Jesus Ramos Alves, Mateus Flávio Silva Terra, Matheus Pereira Cintra Duarte, Murilo Henrique de Souza Lima, Wanderlei Aparecido Duarte, Wellington Santos Dias, Bruno Fantacine Santana, João Batista Ferreira, Kelvin Kaíque Alves Lima, Roberto Carlos Teixeira Santos, Carlos Wellington Alves Lima, Ernane Aparecido de Oliveira, Junior César Alves, Junior César dos Ajos, Luan Mariano dos Anjos Ferreira e Ruan Patrick Salgado Bertolde.

Até o momento, a Sejusp ainda não confirmou nenhum preso capturado.

Fonte: O Tempo

Enviar um comentário

0 Comentários