Grupo Unis agora faz parte da Rede Mineira de Comunicação Científica

 


O mês de maio reservou um acontecimento muito importante para o Grupo Unis: a entrada da instituição na Rede Mineira de Comunicação Científica.

A partir disso o Unis, por meio de seu Departamento de Pesquisa com o apoio da vice-reitoria, se junta à FAPEMIG, Embrapa, Epamig, FioCruz Minas, Fundação Ezequiel Dias, entre outros para agrupar e dar força às instituições mineiras, com o objetivo específico de potencializar a divulgação científica no estado.

Para o Prof. Dr. Luiz Carlos Vieira Guedes ser aceito e se juntar a essas iniciativas somente comprovam a construção cada vez mais sólida do Unis como um ambiente de pesquisa e inovação.

“A pandemia de Covid-19 nos mostrou, dentre outros, a importância de uma comunicação clara, assertiva e de qualidade sobre a ciência e seus processos. Os cientistas e as instituições que trabalham com a produção do conhecimento precisam se preparar para isso. Neste cenário, a Rede Mineira de Comunicação Científica aparece como agente importante de capacitação e de fortalecimento de políticas para a área. Ela reúne profissionais de diferentes regiões do estado e formações diversas, todos empenhados em divulgar a ciência para o público não especialista. Essa abrangência garante uma boa perspectiva sobre os desafios para a área e permite que nossa atuação (seja por meio de cursos, de publicações ou de análises de dados) contribua para a promoção e a difusão da cultura científica”, comentou Vanessa Fagundes, uma das coordenadoras da RMCC.

Quanto às ações da RMCC, o grupo fez coberturas colaborativas de eventos científicos, como a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e organizou minicursos ministrados por membros da rede, também nos encontros da SBPC.  A rede apoia também eventos nacionais como o Pint of Science e já concebeu e executou oito edições do curso de comunicação pública Fala Ciência, cuja 9ª edição aconteceu na última quinta 27/05.

Enviar um comentário

0 Comentários