AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Polícia Civil inaugura plantão digital em cidades Sul-Mineiras



 A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, na última quinta-feira (13/5), o Plantão Digital em Campo Belo e Três Corações, no Sul do estado. Trata-se de um projeto estratégico da PCMG que permite a realização de autos de prisão em flagrante por meio digital, mostrando-se uma eficiente alternativa frente ao cenário pandêmico atual. Desde sua inauguração, no último ano, 24 unidades da PCMG já foram contempladas com a inovação e a expectativa é de que neste ano outras 26 sejam implantadas.

Representando a Chefia da PCMG, o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado Márcio Nabak, acompanhou em visita os primeiros procedimentos de inauguração do Plantão Digital, acompanhado do gerente do projeto, delegado Thiago Rocha Ferreira.

O chefe do Departamento de Polícia Civil em Lavras, delegado Pedro Paulo Marques, lembra que a iniciativa chegou ao departamento há quatro meses, quando foi inaugurado o Plantão Digital naquela cidade. “E agora, com mais essa implantação em Campo Belo e Três Corações, a PCMG ganha muito, porque podemos ter foco no trabalho finalístico da instituição, que é investigar”.

O delegado Thiago Rocha Ferreira, gerente do Plantão Digital, explica como o projeto funciona. “O projeto consiste na lavratura e formalização de procedimentos do plantão por meio de videoconferências, permitindo o funcionamento normal de uma delegacia de plantão sem necessidade de deslocamento de policiais que estão lotados em cidades distantes da sede da delegacia regional”, disse. “Isso proporciona economia de gastos para o Estado, menos riscos durante os deslocamentos, bem como a ligação com outros plantões digitais, o que permite a disponibilização de mais equipes para as atividades de investigação”, concluiu.

A experiência com o Plantão Digital demonstra que suas vantagens são capazes de dinamizar e otimizar a rotina do trabalho de Polícia Judiciária, conforme destaca o delegado regional em Campo Belo, Luciano Teixeira. “Muitas vezes não contamos com uma equipe fixa de plantão, então, como lidamos com uma área grande na região, que envolve 11 municípios no total, será um grande benefício dispor de mais policiais no regime de expediente”, pontuou.

Em Três Corações, o delegado Márcio Naback agradeceu o apoio do deputado Professor Cleiton na disponibilização de equipamentos essenciais à instalação do Plantão Digital em Lavras e Varginha. "É muito importante essa parceria com o Poder Legislativo, que sempre nos apoia em ações fundamentais como essa para o combate à criminalidade". O deputado enfatizou a iniciativa do projeto que deu origem à emenda parlamentar que deu vistas à aquisição dos equipamentos. "É fundamental esse investimento, porque assim sabemos que o cidadão vai poder ficar tranquilo, sabendo que a polícia está cada vez mais qualificada", disse.


Fonte: Polícia Civil de MG


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.