AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Secretário diz que IFA para a Fiocruz deve ser enviado dia 21; data para Butantan ainda não foi confirmada

 


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta segunda (17) que os dois próximos lotes de IFA para a vacina produzida pela Fiocruz devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta-feira dia (21). Na semana passada, a Fiocruz afirmou que estava com estoque baixo.

O IFA é o ingrediente farmacológico ativo, matéria-prima para produção das vacinas, que o Brasil importa em grande parte da China.

 Cruz participou de audiência da comissão no Senado que acompanha as ações governamentais para combate à pandemia. Antes, a previsão anunciada do IFA para o fim de maio era de duas datas para embarque do insumo, parte no dia 21 e parte no dia 29.

“A gente recebeu hoje [segunda] a confirmação de envio de dois lotes no dia 21 de maio. Então a gente teria dois embarques, um confirmado para o dia 21 e um planejado para dia 29, com chegada para o dia 29. A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio”, disse.

Segundo o secretário, a quantidade é suficiente para produção de cerca de 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

Neste momento em que o mundo inteiro tem demanda por IFA, analistas avaliam que declarações do presidente Jair Bolsonaro com ataques à China prejudica as relações diplomáticas entre os dois países e o envio da matéria-prima de vacinas.

 

Butantan

Já com relação à vacina do Butantan, a CoronaVac, o secretário afirmou que ainda não há uma previsão para chegada do IFA. A produção está parada desde o fim da semana passada, aguardando a chegada dos insumos.

“Hoje teremos a confirmação. Ainda há pouco saiu no noticiário dia 20, mas há uma expectativa que chegue aqui por volta do dia 25, mas ainda pendente de confirmação por parte da China”, disse.

G1


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.