Agenda 21 & Cidadania - 02/06/2021



 Meio Ambiente - Nossa Sobrevivência!

Dada a urgência e a preocupação mundial com os problemas ambientais e os impactos deles decorrentes, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano marcará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. O objetivo é que a partir de 05 de junho os países promovam intervenções para resgatar e preservar os ecossistemas mundiais até 2030.

Será um momento de expectativa e de reflexão sobre as ações necessárias para garantirmos condições ambientais favoráveis para nossa sobrevivência e das gerações futuras.

Infelizmente nas últimas décadas o meio ambiente vem sofrendo cada vez mais com a ação humana, que interfere na natureza nem sempre de forma harmônica e sustentável, causando diversos problemas ambientais.

Os principais problemas ambientais da atualidade são mudanças climática, efeito estufa, aquecimento global, poluição da água, poluição do ar, destruição da camada de ozônio, extinção de espécies, chuva ácida, deflorestação, desertificação e poluição.

Se pararmos para observar, vamos constatar que já vivenciamos alguns desses problemas em nossa região, como por exemplo, a poluição do Rio Verde e a escassez de chuvas ao ponto de ameaça hídrica.

Cada vez mais se requer da sociedade uma melhor compreensão de conceitos sobre o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Além da construção de novos valores sociais, aquisição de conhecimentos, atitudes, competências e habilidades para a conquista e a manutenção do direito ao meio ambiente equilibrado.

Daí a importância da conscientização individual pelo bem coletivo. Como contribuir com a preservação do meio ambiente? Neste mês, em Varginha, a Agenda 21 Local dará início ao seu Projeto de Descarte de Medicamentos, em parceria com Vita Corpus e a empresa CRM Central de Reciclagem Minas. Confiantes no apoio de outros parceiros, assumimos o desafio de conscientizar nossa população sobre a importância de descartar corretamente os remédios vencidos, evitando a poluição de nossas reservas hídricas, dentre outros malefícios ambientais. 

É através da ação de cada um no cuidado com a natureza, no esforço pela mudança de hábitos de consumo, na preocupação em se informar melhor sobre o meio ambiente, na decisão de colaborar com iniciativas coletivas de reciclagem de materiais como pilhas, óleos, buchas de cozinha e da coleta seletiva do lixo doméstico, e tantas outras atitudes que assumimos nossa responsabilidade cidadã perante o meio ambiente em que estamos inseridos.


“Pensar globalmente, agir localmente”

 

Engº Alencar de Souza Filgueiras 

Presidente do Fórum Agenda 21 Local

Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


Enviar um comentário

0 Comentários