AS ULTIMAS

POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Dia da Família na Escola é celebrado à distância na Rede Municipal de Ensino de Varginha

 


No último sábado, dia 19, foi estabelecido no calendário escolar 2021 da Rede Municipal de Ensino de Varginha como o “Dia da Família na Escola”, data celebrada anualmente no mês de abril.

 A suspensão das aulas em prevenção ao novo coronavírus mudou aprogramação das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), levando a  um estímulo ainda mais forte à presença das famílias no cotidiano escolar de seus filhos. As atividades do Dia da Família na Escola, neste ano, foram em casa, devido à pandemia do Coronavírus e o tema proposto pela Secretaria Municipal de Educação foi “Momento Cultural em Família”. É notório que o envolvimento com a leitura, a música e a produção artística estimulam a criatividade, expressam sentimentos e criam vínculos entre pais e/ou responsáveis e filhos.

 Além das atividades ligadas ao trabalho e ao estudo, é importante ter momentos de lazer e diversão neste período de distanciamento social. As Escolas e CEMEIs orientaram as famílias sobre as atividades a serem realizadas, neste dia, para vivenciarem esses momentos. Durante toda a semana que antecedeu à data, as equipes das escolas e CEMEIs enviaram várias propostas e mobilizaram a comunidade escolar para que participassem das atividades do Dia da Família na Escola e aproveitassem o momento para despertar vínculos, aliviar o estresse e divertir a criançada. 

Dentre as muitas atividades realizadas, destacamos as seguintes:

- Contar alguma história, seja histórias do álbum de fotografias, dos familiares, das brincadeiras dos pais quando eram crianças ou as histórias dos livros infantis;

- Tocar algum instrumento musical, ouvir música, ensaiar para cantar uma música, dançar;

- Fazer uma pintura ou desenho da rotina familiar ou um registro dos momentos vividos em família;

- Assistir a um filme, ou seja, fazer uma “Sessão Cineminha com pipoca”;

- Brincar com o (a) filho (a) explorando brincadeiras que os pais/responsáveis brincavam na infância ou outras brincadeiras como por exemplo, caça ao tesouro, elefante colorido, etc;

- Promover competições utilizando jogos apropriados para a faixa etária do (a) filho (a). Ex.:dominó, dama, baralho, etc;

- Festa Junina em família;

- Cuidado com o Pet da Família;

- Salão de Beleza em casa, etc….

Segundo as equipes das escolas, as famílias superaram as expectativas e participaram do momento com muito entusiamo e animação.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação parabeniza as equipes das escolas e CEMEIs pelo empenho e pelo carinho com que organizaram as  atividades deste dia e as famílias pela brilhante participação!





 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.