AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Forças de segurança apreenderam 673 toneladas de drogas nas fronteiras do Brasil em 12 meses

 


Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (21) que as forças de segurança federais e estaduais apreenderam 673 toneladas de droga que passaram pelas fronteiras do Brasil com outros países nos últimos 12 meses. Segundo a pasta, o volume apreendido apreendido cresceu 111% em relação ao mesmo período anterior.

O dado faz parte do balanço do Programa Nacional de Segurança das Fronteiras e Divisas (VIGIA), operação do governo federal contra organizações criminosas que atuam nas fronteiras. Os números foram apresentados pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Política sobre Drogas.

Segundo o Ministério da Justiça, o programa também apreendeu de junho de 2020 até a última semana:

  • ·         52,3 milhões de maços de cigarro
  • ·         3.220 veículos
  • ·         270 embarcações

Ao todo, 6.012 pessoas suspeitas de praticarem os crimes de contrabando ou descaminho foram presas em áreas próximas às fronteiras. O Ministério da Justiça estima que o programa causou um prejuízo de R$ 2,3 bilhões às organizações criminosas e evitou a perda de R$ 250 milhões dos cofres públicos brasileiros.

Drogas apreendidas

De acordo com o balanço, o Mato Grasso do Sul foi o estado em que houve a maior quantidade de drogas apreendida (545 toneladas), seguido por Paraná (53,8 toneladas) e Goiás (28,8 toneladas).

A maconha foi o tipo de droga mais apreendido pelas forças de segurança. Nos últimos 12 meses foram 624 toneladas de maconha, retiradas de circulação, segundo o ministério da Justiça.

G1


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.