AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Presidente da ALMG participa de homenagem ao senador Rodrigo Pacheco



 O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV), participou de homenagem do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A solenidade foi realizada na última segunda-feira (7/6/21) na sede do MPMG, em Belo Horizonte.

Várias autoridades estiveram presentes, entre elas, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o governador Romeu Zema; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Gilson Lemes; o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) e o deputado estadual Arlen Santiago (PTB).

Rodrigo Pacheco foi estagiário do MPMG em 1997, quando atuou na Promotoria Criminal de Belo Horizonte. Segundo a Associação Mineira do Ministério Público, ele é o primeiro representante da bancada mineira a chegar à presidência do Congresso após a Constituição de 1988.

O senador classificou a honraria recebida como uma das mais significativas de sua vida pública. Em seu discurso, Rodrigo Pacheco destacou que assumiu a presidência do Senado com o propósito de pacificação e conciliação. Ele defendeu o respeito às divergências e ao papel dos três Poderes. “A independência do Parlamento é fundamental”, enfatizou.

O presidente do Senado criticou a polarização exacerbada e a politização de questões como tratamento contra a Covid-19 e a vacinação. Lembrou ainda a importância do Estado Democrático de Direito e da defesa da democracia.

TRF-6 – Em coletiva à imprensa após a homenagem, Rodrigo Pacheco afirmou que acredita na criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), órgão de 2ª instância da Justiça Federal resultante do desmembramento de Minas do TRF-1. Ele enfatizou que o projeto foi concebido sem a geração de novas despesas públicas.

“O TRF-6 é uma necessidade. Ele vai permitir uma justiça mais célere e vai ser importante não apenas para Minas Gerais, mas também para outros estados que hoje estão sobrecarregados no TRF da 1ª Região, em Brasília”, afirmou Pacheco.

Dezenas de autoridades participaram do evento por meio de videoconferência, como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; e os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Gustavo Mitre (PSC), Zé Guilherme (PP) e Zé Reis (Pode).


Fonte: ALMG


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.