AS ULTIMAS

POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Receita Federal e PMMG iniciam nova fase da Operação Oriente



Na manhã de ontem, quarta-feira (16/06), a Receita Federal e a Polícia Militar de Minas Gerais retomaram a Operação Oriente, com objetivo de combater o comércio de produtos importados de forma irregular.  A nova fase da Operação acontece em Pouso Alegre.

Cerca de 35 auditores-fiscais, analistas e servidores administrativos da Receita Federal, além de 28 policiais militares, participam da operação.

A operação foi denominada de “Oriente” tendo em vista que grande parte das mercadorias apreendidas são provenientes da Ásia Oriental. Trata-se de uma operação contínua que começou em Poços de Caldas, no final de 2019.


Coletiva

Ontem (quarta-feira) foi realizada a coletiva de imprensa as 11h30 na Agência da Receita Federal do Brasil em Pouso Alegre com O coronel Santana e o Delegado da Receita Federal do Sul de Minas Michael Lopes Teodoro. 

De acordo com o delegado Michael somente ontem foram aprendidos cerca de 1 milhão de reais de mercadorias envolvendo eletrônicos em geral, celulares, brinquedos e esses equipamentos serão encaminhados ao depósito da receita federal. A maior parte dos equipamentos não possuem notas fiscais, “O empresário tem um prazo de uma semana para apresentar possíveis aquisições e importar de forma regular” disse Michael.

O Coronel Santana reforça sobre a importância da operação, pela segurança dos empresários que pagam os impostos corretamente contribuindo de forma legal e gerando empregos de forma correta.

“Está operação não termina hoje, ainda vamos avançar e inclusive para outros munícipios do Sul de Minas” de acordo com o delegado Michel.


Punições

Os contribuintes fiscalizados sofrerão representação perante o Ministério Público e poderão responder pelo crime de descaminho, ou seja, pela comercialização de produtos estrangeiros que entraram no país sem o devido recolhimento de impostos. Em caso de condenação, a pena prevista no Código Penal é de 1 a 4 anos de reclusão.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.