AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Secretaria de Meio Ambiente (SEMEA) divulga ações do Programa Pró Mananciais



 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEA), por meio de sua Supervisora de Gestão e Planejamento Ambiental, Roberta Cristina Ferreira e do Técnico de Meio Ambiente da COPASA, Luís Carlos Lemes, realizou no dia 24 de junho visita a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santana, para conhecer as ações executadas em 2021 em virtude do Programa Pró Mananciais. As ações do Programa Pró Mananciais são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com a Prefeitura e suas secretarias, lideranças e entidades civis, sociais e ambientais, do poder público, da iniciativa privada, escolas públicas e privadas. 

O Programa Pró Mananciais traz em seu nome, a ideia de prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente até seu ponto de captação. Desde sua implantação em Varginha, no ano de 2015, várias ações ambientais estão sendo desenvolvidas ao longo da bacia do Ribeirão Santana, a exemplo dos plantios de espécies nativas, cercamento de Áreas de Preservação Permanentes, implantação de bacias de contenção de água de chuvas e sedimentos “barraginhas”, manutenção das estradas rurais, ações educativas dentre outras. 

Em 2021 foram executados 38,0 km de manutenção das estradas rurais, que envolve a adequação da pista, escoamento da água da chuva em direção as “barraginhas”, construção de lombadas, além do desassoreamento de “barraginhas” construídas anteriormente, totalizando 276 unidades. E também a construção de 7.200 m de cercamento, protegendo nascentes e matas ciliares. Ações como essas, são de extrema importância dentro de uma bacia hidrográfica, uma vez que o Cercamento de Nascentes e Áreas de Proteção Permanente (APP) evitam a entrada do gado e outros animais pesados nas nascentes e cursos d’águas, evitando a compactação do solo, que obstrui o afloramento da água, processos erosivos e a destruição da vegetação nativa, promovendo, assim, a recomposição da mata ciliar de forma natural, o que melhora a qualidade e a quantidade de água das bacias. 

O plantio de mudas nativas é de suma importância para o processo de regeneração natural das matas ciliares, que constituem formações vegetais que ocorrem nas margens dos rios, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes e funcionam como filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d’água. Portanto, a sua recuperação e manutenção contribuem para proteger as ribanceiras contra a erosão e o consequente assoreamento e poluição dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas.

 A construção de “barraginhas” se torna importante ação ambiental, pois, por meio da captação da água das chuvas, os bolsões ajudam a recarregar os lençóis freáticos, revitalizar mananciais, controlar erosões e recuperar áreas degradadas. Diante de todas ações executadas pelo Programa Pró Mananciais, o Município de Varginha é amplamente beneficiado com ações ambientais efetivas. 

O Município de Varginha tem que exaltar as ações dos proprietários dos imóveis rurais, da bacia do Ribeirão Santana, pela visão sistêmica, uma vez que ao aceitarem executar estas ações em suas propriedades contribuem para o bem comum da população de Varginha e preservação do meio ambiente equilibrado, para a atual e futuras gerações.




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.