AS ULTIMAS

POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Setor de Zoonoses da prefeitura realiza inquérito preventivo de de Leishmaniose no bairro Jardim Petrópolis



 O Setor de Controle de Zoonoses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando neste sábado, dia 26, das 8h às 16h, um inquérito sorológico para cães com testes rápidos de leishmaniose no bairro Jardim Petrópolis. As equipes estarão percorrendo o bairro de casa em casa. Solicitamos a colaboração da população. O teste é rápido e o resultado sai em 15 minutos. 

A Leishmaniose Visceral Canina, popularmente conhecida como Calazar, é uma doença infecciosa não contagiosa,  transmitida tanto para os cães quanto aos seres humanos.

 Para que haja a transmissão, é necessário a existência do "Mosquito Palha",  que ao picar um cão ou outro animal contaminado, se infecta e transmite a doença picando o homem ou cão sadio. Para mais informações a população poderá entrar em contato com o Setor de Zoonoses pelo telefone 35 3223-7970. Lutzomyia longipalpis é o nome científico do flebótomo transmissor do Calazar, quando infectado, passa a ser portador e transmissor da doença. 

Trata-se de um pequeno inseto popularmente chamado de Mosquito Palha. Seu habitat ideal são locais com matéria orgânica e ele não depende de água para se reproduzir.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.