AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

ACIV realiza pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais

 


A ACIV realizou na última semana uma pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais 2021. 

O objetivo desse trabalho é nortear os empresários indicando o comportamento do consumidor nos quesitos: local de compra, quantidade de presentes, valor de compra, data de compra, forma de pagamento, tipo de presente e considerações na hora da compra.

O presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, destacou a importância desse tipo de pesquisa para o empresário varginhense.

 “Através desse trabalho o comerciante consegue se preparar com antecedência para o Dia dos Pais, pois ficará informado sobre as preferências dos consumidores na hora de fazer suas compras”, disse.


Local de compra e quantidade de presentes

No primeiro item da pesquisa é sobre o local de compras, 53,90% disseram que vão comprar em lojas do centro; 26,54% vão comprar pela internet e 17,73% no shopping. Ainda temos 1,42% dos consumidores que pretendem comprar em outra cidade e 0,71% em lojas do bairro.

A quantidade de presentes foi outro item avaliado, sendo que a grande maioria, 76,60% pretendem comprar apenas um presente, 17,02% pretendem comprar dois presentes, 4,96% três presentes e 1,42% quatro presentes.


Valor e forma de pagamento

Os próximos dois itens da pesquisa são o valor que o consumidor pretende gastar com cada presente e como pretende pagar.

“Esses dois itens considero os mais importantes, pois indicam qual será o ticket médio e como os consumidores pretendem pagar, dessa maneira o empresário pode se programar com presentes que tenham essa faixa de valor e se adequar para as formas de pagamento”, disse Anderson.

Em relação ao valor que pretendem gastar com presente, 46,10% vão gastar entre R$51,00 e R$100,00; seguido de 31,21% que pretendem gastar até R$50,00; 9,93% entre R$101,00 e R$150,00; o restante entre R$151,00 e R$200,00 e mais de R$200,00 ficaram empatados com 6,38% cada.

O cartão de crédito ficou disparado na frente sendo a principal forma de pagamento com 49,65% das escolhas, seguido de dinheiro com 29,95%; cartão de débito com 16,31%, PIX com 4,96% e crediário com 2,13%.


Quando pretende comprar e o que pretende comprar

O hábito de comprar presentes de última hora se mantem, indicando que 58,87% vão comprar o presente na semana do Dia dos Pais; 34,75% pretendem adiantar comprando entre o dia 26 e 31 de julho e 6,38% vão comprar na véspera do Dia dos Pais.

O item vestuário (camisa, calças, meias, cuecas, etc) também está disparado indicando ser 53,19% da preferência dos consumidores para presentear. 

Em segundo lugar estão calçados com 9,93%; alimentação (almoço, jantar) está em terceiro com 7,80%, eletrônicos em quarto com 6,38%, cosméticos em quinto com 5,67% e livros em sexto com 4,97%. 

Demais itens como: joias e semijoias, relógios, bolsas, equipamentos esportivos e cama/mesa/banho tiveram menos de 2% de intenção de compras.


Avaliação do consumidor

O último item da pesquisa avalia o que o consumidor acha importante na hora de fazer as suas compras. Em cada item era possível marcar se achava pouco importante, importante ou muito importante. 

Os mais importantes na hora da compra foram: qualidade do produto com 63,83%; atendimento com 63,12%; preço com 61,70%; estacionamento com 51,77%; variedade com 43,97%; ambiente com 41,84%; localização com 35,46% e parcelamento com 31,91%.

“Tenho certeza que essa pesquisa será de grande importância para o comerciante de Varginha, que com base nessas informações, poderá se preparar para essa data tão importante é o Dia dos Pais”, finalizou Anderson Martins.

A pesquisa foi realizada com 207 consumidores entre os dias 12 e 19 de julho. 

A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.