AS ULTIMAS

POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 09/07/2021



 A VOLTA À NATUREZA

Todos querem voltar à natureza, mas ninguém quer ir a pé. Esta frase é de autoria de Karen Petra Kelly, famosa ativista ambiental alemã. Li esta frase pela primeira vez em um livro sobre educação ambiental há muitos anos e desde então passei a usá-la em minhas palestras como Educadora Ambiental.
Hoje, mais do que nunca, esta frase ganhou um sentido bem maior do que antes. Digo isso porque percebo que após vários anos trabalhando com educação ambiental já podemos afirmar que as gerações atuais estão mais conscientes sobre os problemas ambientais. Isso não significa que estes problemas tão atuais possam ser facilmente resolvidos porque resolvê-los requer mudança de hábitos, ou seja, temos que querer voltar à natureza. Nós já sabemos o quanto esta reconexão é urgente e necessária, pois é fato conhecido de todos nós as mudanças drásticas no clima, a poluição das águas, a extinção de várias espécies, e por aí vai.
Conhecer os problemas ambientais e suas causas são apenas o primeiro passo para mudar nossas atitudes em relação ao meio em que vivemos. O segundo passo é que é o mais difícil porque precisamos nos livrar de velhos hábitos que nem mesmo sabemos como foram adquiridos.
Ir a pé representa, neste caso, o caminho mais árduo, que exigiria de nós um esforço bem grande para romper totalmente com hábitos de consumo que já fazem parte de nossas vidas desde que nascemos. Podemos dizer que são bem poucos os indivíduos preparados e com disposição suficiente para ir a pé.
O bom é que nesta volta à natureza temos diversos caminhos, e todos são válidos a partir do momento em que se tornam passos concretos para uma verdadeira mudança no estilo de vida. 
Por isso, cada um deve começar o quanto antes a sua jornada de volta à natureza, seja a pé, a cavalo, de bicicleta, carro elétrico, ou qualquer outro meio. Os caminhos são muitos e que tal pensar, por exemplo, nas diversas formas de reduzir a quantidade de lixo que produzimos? O primeiro passo deve ser olhar o que você costuma jogar fora todos os dias: muito plástico, muita embalagem, restos de comida, coisas que você não usa mais? Como diminuir isto? Pesquise e planeje melhor o que você costuma consumir e descartar e mude seus hábitos, de forma consciente. Fácil não é, mas este certamente é um caminho possível e necessário para todos nós que queremos ajudar a natureza a se recuperar, e está na hora de começar a caminhada, seja a pé ou não. O importante é caminhar sempre!   


* JAARA ALVARENGA CARDOSO TAVARES (BIÓLOGA E EDUCADORA AMBIENTAL)
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.


Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local 
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG  
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.