AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 16/07/2021

AGENDA ESG – NOVOS DESAFIOS!

A cada dia que passa surgem novos desafios diante da realidade que estamos vivenciando, um cenário que requer mais e mais inovações tecnológicas.
Em se tratando do segmento empresarial encontra-se em curso a Agenda ESG, sigla abreviada da palavra Environmental, Social e Corporate Governance, que em português significa boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Este termo teve a primeira aparição oficialmente em 2004, numa publicação chamada “Who Cares Wins”, algo como “quem se importa, vence”. O documento foi um pedido do então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para que instituições financeiras incorporassem princípios sociais, ambientais e de governança em suas análises de investimentos.
Dentre os princípios a serem considerados, destaco em relação ao fator ambiental, a poluição, uso de recursos, pegada ambiental e mudança climática; no aspecto social, a saúde e segurança, responsabilidade com clientes, impacto na comunidade e direitos do trabalhador e no item governança, o direito do acionista, gestão de riscos, transparência fiscal e anticorrupção.
A nível global, com o ESG ganhando cada vez mais tração no mundo dos negócios, as empresas têm corrido contra o tempo para entrar no jogo. Devido a este fato, muitas empresas têm procurado especialistas para conseguir implementar estes princípios ambientais, sociais e de governança nos negócios.
Mas um dos desafios encontrado pelas empresas é encontrar profissionais capacitados e fazer com o que a agenda não se torne apenas um novo departamento.
Segundo a CFA Institute, associação global que reúne e certifica profissionais de finanças, a demanda por esse tipo de profissional é alta e a oferta segue em baixa.
 Esta instituição realizou uma pesquisa em dezembro/2020 com 1 milhão de contas no LinkedIn e concluiu que menos de 1% dos perfis tinha qualificação nessa área, pois exige capacitação em áreas diferentes conforme mencionado acima, o que corresponde a um grande desafio para profissionais que querem atuar neste segmento.
Uma perspectiva que merece atenção e reflexão: no momento em que a empresa contrata um especialista em ESG será que está preocupada em atender apenas os anseios do mercado ou de fato seu objetivo é se preparar para o desenvolvimento sustentável por toda a organização através de uma educação para os aspectos sociais, ambientais e éticos?
Nota-se que há um longo caminho a ser percorrido, com muitos desafios a superar, principalmente a oferta de novos perfis de profissionais, preparados para um mercado cada vez mais exigente, com inovações tecnológicas, posturas, conhecimentos e resiliência, enfim, um profissional multidisciplinar.


 “Você tem o poder de mudar o mundo com os seus investimentos”
J.P. Morgan
 

Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.