AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

No ritmo atual, Pouso Alegre vacinará toda população adulta com 1ª dose em setembro



 Nas últimas duas semanas até 5 de julho, Pouso Alegre vacinou, em média, 747 pessoas por dia com a dose 1 da vacina contra a Covid-19. Se mantiver esse ritmo, a cidade precisará de mais de 74 dias para vacinar toda a sua população adulta com mais 18 anos, estimada entre 70 e 75% de seus habitantes, algo em torno de 114 mil pessoas, segundo a pirâmide etária do IBGE.

Até o dia 5 de julho, data do último boletim ‘vacinômetro’, o município havia aplicado a primeira dose do imunizante em 59.055 pessoas. Para vacinar 75% de seus 152.549 habitantes, a cidade terá que fazer mais cerca de 55 mil aplicações.

Se mantiver a média a atual, terá vacinado todos os seus habitantes com mais de 18 anos por volta do dia 17 de setembro, antes portanto do projetado pelo governo de Minas para o estado, que estimou essa cobertura vacinal para o mês de outubro.

A primeira dose, porém, não é suficiente para imunizar a população, a não ser no caso daqueles moradores que começam a receber o imunizante Janssen, da Johnson & Johnson – que protege com dose única, mas ele ainda é minoritário na campanha de vacinação.

Considerando o cenário em que o município tenha que aplicar duas doses para imunizar a população adulta, mantendo o ritmo atual, que é de 762 doses por dia (somando as doses 1 e 2 aplicadas nas últimas duas semanas) esse ciclo estaria completo daqui a 195 dias ou 6,5 meses, em 16 de janeiro de 2022. Com a esperada aceleração da campanha de vacinação e a inclusão da Janssen, é mais provável que esse prazo seja bastante encurtado.


Doses aplicadas e a cobertura vacinal em Pouso Alegre até aqui

Até o dia 5 de julho, Pouso Alegre havia recebido 88.044 doses de vacina contra a Covid-19. Desse montante, foram aplicadas 79.840 doses, sendo 59.055 em primeiras aplicações e 20.785 em segundas aplicações. 

Em termos relativos, 38,7% dos pouso-alegrenses receberam ao menos 1 dose do imunizante e 13,63% receberam duas doses. Como o R24 mostrou mais cedo, a cidade está recebendo mais 6,2 mil doses de vacina. A nova remessa vai permitir a inclusão de ao menos dois novos grupos na campanha de imunização: caminhoneiros e trabalhadores da indústria, além de abrir a possibilidade de o município reduzir a faixa etária alvo da campanha.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.