AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Prefeitura de Alfenas nega aplicação de vacina vencida



 A Secretaria Municipal de Saúde negou que doses da AstraZeneca, com data de validade vencida, tenham sido aplicadas na população. Aproximadamente 26 mil doses vencidas teriam sido aplicadas em todo o Brasil e Alfenas aparece na listagem com duas dessas doses nessa situação.

 A listagem foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo após um cruzamento de dados a partir de dados oficiais. A reportagem fez um levantamento de registros de dois sistemas do governo: o DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde) e o Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégicas) até a data de 19 junho. O primeiro identifica as pessoas imunizadas com um código individual enquanto que o segundo registra os comprovantes de entrega dos imunizantes. 


Em nota

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, não houve aplicação de nenhuma dose após o prazo de validade dos lotes. Atribuiu a divulgação sobre a aplicação das duas doses vencidas a erro de digitação dos dados da vacina. Justificativas semelhantes foram apresentadas pelas prefeituras de Maringá (PR) e Belém (PA) que apontaram divergências de dados no Sistema Conecte SUS. As duas aparecem no topo da lista de 1.532 cidades que teriam aplicado as vacinas vencidas.

A Secretaria de Saúde de Alfenas afirmou ainda que um os lotes apontados na lista foram recebidos nos dias 1º de fevereiro e 2 de março e aplicados na mesma semana. A validade desses lotes era até 29 de março e 14 de abril. A nota foi publicada no final da tarde de sexta-feira após questionamento feito pelo Alfenas Hoje por meio da assessoria de comunicação do governo local. 

 De acordo com o levantamento, até 19 de junho, o sistema oficial apontava que 25.935 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em 1.532 municípios de todo o país. O imunizante corresponde a 57% das doses aplicadas em todo o país.

Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, caso alguém tome vacina vencida, deve revacinar pelos menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada de forma equivocada. A dose vencida não traz prejuízo a saúde, porém mantém a pessoa sem o efeito da imunização.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.