AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Acipa alerta para circulação de notas falsas de 200 reais em Pouso Alegre



 A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) alertou para a circulação de notas falsas de R$ 200 na cidade. De acordo com a associação, ao menos um comerciante reportou ter recebido o dinheiro falsificado. A Acipa recomendou atenção redobrada aos comerciantes para evitar prejuízos. 

“O crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal. Quem falsifica, fabrica, adquire, vende, troca, guarda ou tentar colocar uma cédula falsa em circulação está passivo de prisão com penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão”, lembra a associação.


Confira as dicas do Banco Central do Brasil para identificar notas falsas

1. Antes de mais nada, é bom saber que o Banco Central disponibiliza um aplicativo que permite conhecer melhor as cédulas brasileiras e aprender a identificar os diversos itens de segurança presentes nas duas famílias de cédulas do Real. Baixe o aplicativo para Android ou Apple. Se preferir, o BC também disponibiliza uma cartilha.

2. Quebra-cabeça: coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.

3. Elementos fluorescentes: sob a luz ultravioleta, você vê que: o número do valor da nota aparece na frente; no verso a numeração se série vermelha fica amarela; pequenos fios se tornam visíveis nos dois lados. Na nota de 200 reais, apresentam três cores em cada fio: vermelho, azul claro e azul escuro.

4. Alto-relevo: pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota.

5. Marca d'água: coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota em tons que variam do claro ao escuro.

6. Fio de segurança: coloque a nota contra a luz, fica visível na área central, um fio escuro. Na nota de 200 reais este fio aparece liso, sem inscrições

7. Número muda de cor: movimente a nota e descubra que o número 200 muda do azul para verde

8. Número escondido: ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você vê o valor da nota aparecer na área indicada na foto.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.