AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Alunos do Senac promovem oficina de pintura para pacientes em tratamento da Covid-19

 


Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Senac em Três Corações se mobilizaram para promover oficinas de pintura em Unidades de Terapia Intensiva da Covid-19.

O projeto tem o intuito de melhorar aspectos da internação e trabalhar a humanização em conjunto com a saúde, estimulando funções motoras e psíquicas para melhora dos internados.

A iniciativa faz parte do projeto integrador, disciplina ministrada no Modelo Pedagógico da instituição, em cursos de todas as áreas e que incentiva os estudantes a replicar o que aprenderam em atividades de impacto social.

“Nós nos apoiamos muito em pesquisas e revistas acadêmicas que tratam a respeito dos sintomas de depressão e ansiedade pós-Covid e a arte terapia surgiu como a resposta que precisávamos como forma de tratamento complementar. A Terapia Intensiva pode gerar uma ansiedade aumentada para o paciente, devido ao isolamento e à falta de contato com a família. A pintura não só ajuda a fornecer novos impulsos para enfrentar os sintomas físicos, mas, também, os aspectos sociais”, explica Achilles Luz, professor responsável.

As atividades serão feitas nas UTI da Fundação Hospitalar São Sebastião, em Três Corações, onde o projeto foi apresentado e aceito pela direção do hospital.

A ideia surgiu do projeto dos próprios relatos da turma, em consideração a familiares e conhecidos atingidos pela doença.

Para proporcionar os kits de pintura com materiais que pudessem ser utilizados em ambiente hospitalar, os alunos contaram com o apoio da comunidade, empresas e associações locais.

Os alunos fizeram vídeos tutoriais, ensinando os pacientes a pintar e utilizar os materiais, mas o contato será mais aproximado.

A ideia é acompanhar, com a ajuda dos profissionais de saúde do hospital e da presença do professor responsável, o processo da criação da obra até o término.


Fonte: Blogue do Madeira 


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.