AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Asilo de Santa Rita do Sapucaí registra 27 casos de Covid-19 com sete mortes



 Sete idosos faleceram após um asilo registrar surto de Covid-19 em Santa Rita do Sapucaí. A informação foi confirmada pela prefeitura, que informou que 23 idosos e quatro funcionários da instituição foram infectados pelo vírus. Todos já estavam vacinados com as duas doses da vacina contra o coronavírus.

O primeiro caso de Covid-19 no Asilo de Santa Rita do Sapucaí foi confirmado no dia 14 de julho. Porém, a prefeitura foi notificada apenas no dia 21 de julho, quando mais quatro idosos apresentaram sintomas. Ao todo, 74 idosos moram na instituição, sendo 45 homens e 29 mulheres.

Entre os dias 14 de julho e terça-feira (03), foram confirmados 27 casos de Covid-19, sendo que sete pessoas morreram em decorrência da doença. Todas as vítimas, segundo a prefeitura, são idosos que tinham comorbidades. A maioria dos internos e funcionários teve apenas sintomas leves. Os idosos contaminados foram levados para uma área de isolamento determinada pela Vigilância Sanitária, e a maioria não apresentou sintomas graves. Os quatro funcionários que testaram positivo para a Covid-19 também tiveram sintomas leves. Ainda conforme a prefeitura, neste momento apenas um idoso está infectado. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica está acompanhando a situação do surto diariamente, juntamente com a unidade de Estratégia Saúde da Família e os responsáveis pelo asilo.


As vacinas não funcionaram?

Tomar a vacina não significa que uma pessoa não possa ser infectada pelo vírus. Os imunizantes em uso no país têm eficácias variáveis contra o vírus (nenhuma chega a 100%). Mas, além de proteger contra a infecção, eles também garantem que aqueles que são contaminados tenham uma resposta imune mais eficaz, reduzindo casos graves da doença e internações.

Esse efeito amenizador da vacina está sendo sentido pelos pouso-alegrenses na prática. Com cerca de 50% da população já vacinada com ao menos uma dose da vacina, a cidade tem registrado queda em todos os indicadores da pandemia, com efeitos positivos sentidos, principalmente, nos hospitais, onde não há mais alas lotadas e a ocupação relativa é a menor dos últimos cinco meses. Em resumo, se os idosos do asilo não tivessem sido imunizados, o número de vítimas fatais e de casos graves da doença poderia ter sido maior. Também é importante lembrar que a imunização tem ação coletiva, com efeito concreto produzido a partir da vacinação em massa. Portanto, enquanto ela não alcança um número suficiente de pessoas para reduzir drasticamente a circulação do vírus, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higienização são fundamentais para a superação da pandemia.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.