AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Atlético revê Flu no Rio e inicia disputa nas quartas da Copa do Brasil



Apenas três dias depois do empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, Atlético e Fluminense voltam a se enfrentar no Rio de Janeiro. Mas o contexto do duelo desta quinta-feira é bem diferente daquele de segunda. Desta vez, há ares de decisão - típicos de confrontos mata-mata. As equipes iniciam a disputa nas quartas de final da Copa do Brasil às 21h30, no Estádio Nilton Santos. A partida de volta será em 15 de setembro, às 19h, no Mineirão.

Na segunda-feira, o ex-atleticano Fred, de pênalti, abriu o placar para os cariocas, que mandaram a partida em São Januário, estádio do Vasco. O gol de empate foi marcado por Eduardo Sasha já na reta final da partida. A igualdade manteve o Flu à beira da zona de rebaixamento e fez o Atlético abrir seis pontos de vantagem na liderança do Brasileirão.

Se nos pontos corridos a disparidade entre as equipes é evidente na tabela de classificação, no mata-mata é possível prever um duelo equilibrado - apesar do investimento muito maior feito pelo Atlético. "É outro jogo, outra competição, outros critérios, ainda que a Copa do Brasil não tenha mais o gol qualificado (fora de casa)", projetou o técnico Cuca.

"É uma competição totalmente diferente, não são pontos corridos, é mata-mata. O primeiro jogo foi em São Januário, agora é em um estádio diferente. A gente tem que entrar concentrado para fazer um bom jogo, entender as características desta competição, para levar uma vantagem para a nossa casa", reforçou o goleiro Everson.

Reencontro

Esta será a segunda vez que Atlético e Fluminense se encontram na Copa do Brasil. Em 2000, as equipes duelaram também pelas quartas de final. O time alvinegro levou a melhor após empates por 3 a 3 (no Rio) e 2 a 2 (em Belo Horizonte), já que o número de gols marcados fora de casa ainda era critério de desempate.

O Fluminense, aliás, não tem boas recordações de confrontos mata-mata com o Atlético. Além do duelo na Copa do Brasil, foram dois pela Copa Conmebol, em 1992 e 1993 - ambos terminaram com classificação alvinegra. Os mineiros, portanto, nunca foram eliminados pelo adversário desta quinta-feira.

Fortaleza defensiva

Após o jogo de segunda-feira, Cuca indicou: uma nova igualdade, nesta quinta, não seria um mau resultado para o Atlético. "Se tivesse jogado a Copa do Brasil e acabado empatado, levava para casa o direito de jogar por uma vitória simples", disse. Pelo empate ou pela vitória, o comandante alvinegro aposta na força defensiva do time.

A equipe da temporada 2021 contrapõe formações históricas do Atlético e tem na defesa o grande trunfo, apesar de contar com estrelas no comando do ataque (Hulk, Nacho Fernández e, agora, Diego Costa). O Galo, por exemplo, é o time menos vazado no Campeonato Brasileiro.

Na Copa Libertadores, é o terceiro semifinalista com menos gols sofridos na história - três, número pior apenas que os dois do São Paulo de 2010 e do Corinthians de 2012. Na Copa do Brasil, também foram três (em quatro partidas disputadas). O sistema de marcação tem sido efetivo. Quando não é, conta com grandes atuações do goleiro Everson.

"Nossa equipe é muito sólida: ataca e defende junto. Uma equipe que toma poucos gols consequentemente vai estar mais próximo da vitória. É um trabalho coletivo, dos jogadores, do professor Cuca, que está conseguindo implementar uma equipe bem compacta. E nos momentos em que estou sendo solicitado, estou dando minha parcela de contribuição, fazendo boas defesas e ajudando a equipe a não tomar gol", disse.

Sem as contestações de antes, Everson é o primeiro nome da escalação ideal do Atlético. O restante do time deve ser muito parecido com o que iniciou a partida de segunda contra o Fluminense. Há apenas uma mudança certa: Nathan Silva não jogará, uma vez que já atuou na Copa do Brasil pelo Atlético-GO. Réver ou Igor Rabello assumem a vaga.

Ausentes na partida da Série A por conta de lesões na parte posterior da coxa direita, o lateral-direito Mariano e o volante Jair seguem fora. Diego Costa ainda não tem condições físicas de estrear.

Super Esportes

 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.