AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Coluna de Minas Gerais - 09/08/2021

 


Primeiro museu de Teófilo Otoni

            O Museu Virtual Vale do Mucuri, o Muvim, foi lançado na semana passada, durante reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni. O local foi criado com o intuito de atender um desejo expressado por muitos membros da comunidade local, sendo que o principal intuito é que o museu ganhe um espaço físico, de modo que pode ser tornar o principal espaço de memória do Vale do Mucuri. Segundo a diretora de comunicação do Muvim, Munira Molaib, “o museu chega para socializar informações sobre a cidade de Teófilo Otoni e região, tornando conhecida a história regional. Isso é importante para o processo de resgate e preservação da memória, elevação da autoestima de seu povo e construção da sua identidade cultural”. O acervo está disponível no link https://museuvirtualvaledomucuri.com.br/. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Fórum debate descarte de lixo

            A Câmara Municipal realizou, no Fórum Comunitário, um debate sobre o descarte irregular de lixo e entulhos em Araxá. O evento, solicitado pelo Vereador Bosco Júnior, contou com ampla participação dos parlamentares e autoridades do município. A sessão foi transmitida pelo canal do You Tube e segue disponível para visualização da comunidade. As sessões parlamentares estão sendo realizadas sem a presença de público, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A comunidade pode acompanhar o trabalho dos vereadores pelo canal da Câmara Municipal no YouTube (youtube.com/camaramunicipaldearaxa). (O Planalto – Araxá)

 

Casarão será transformado em espaço cultural

            Um recomeço para um casarão com 200 anos de história. As salas e o espaço já restaurado começam a ser mobiliados para dar vida a atividades e projetos culturais que serão oferecidoos para a população do município de Antônio Dias. Localizado na área central do município, ao lado da Câmara de Vereadores, o prédio chama atenção por sua beleza histórica, principalmente, para aqueles que o viram em ruínas nos anos anteriores. Construído no século 18 pelo coronel Manoel de Barros, primeiro proprietário do casarão, o espaço abrigou a primeira sede da então Companhia Vale do Rio Doce na região Leste de Minas. No local também funcionou a escola estadual Professor Letro, além de outros órgãos públicos do município. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

ANTT aprova reforma

            Um importante passo foi dado para tirar do papel o projeto de colocar em funcionamento o trem turístico Rio-Minas, que ligará os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro pela malha ferroviária. Foi publicada, no Diário Oficial da União, a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a reforma do trecho Três Rios-Sapucaia (RJ), que passa pelo município de Chiador. O projeto da ONG Amigos do Trem prevê que a composição percorra oito cidades, entre Leopoldina e Três Rios, totalizando cerca de 170 quilômetros. Porém, inicialmente, o trajeto será de 37 quilômetros e deve entrar em operação no fim de 2022, assim que a reforma do trecho for concluída. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

MOC cria centro pós-covid

            Montes Claros contará com um Centro de Atendimento Pós-Covid, para atender aos pacientes com sequelas por causa da doença, conforme negociação realizada pela Prefeitura Municipal com o secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, em reunião realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O vice-prefeito, Guilherme Guimarães, e a secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta, acompanhados do deputado Gil Pereira, apresentaram o projeto, que prevê a construção da unidade no espaço do DER-MG, na avenida Floriano Neiva, no bairro São José e em frente a Policlínica de saúde. A cidade de Montes Claros teve 161.396 notificações de casos de Covid-19, com 76.973 negativados e 40.973 confirmados e 38.599 recuperados, mas com 933 óbitos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Apresentação do Plano Municipal de Saúde

            Na última semana, a Secretaria de Saúde de Pará de Minas apresentou, ao Conselho Municipal de Saúde, o Plano Municipal de Saúde 2022/2025. O evento ocorreu no auditório da Escola de Música Geraldo Martins e, de acordo com as informações, o projeto foi construído a partir de discussões de profissionais e trabalhadores da área, de sugestões apresentadas pela população à Ouvidoria da Saúde e de propostas do próprio conselho. O documento deve ser enviado à Câmara Municipal até o dia 31 deste mês, conforme determina a legislação. A apresentação do PMS aos conselheiros foi realizada por Cristiane dos Santos Paulino e Ana Clara Teles Meytre, Referências Técnicas de Monitoramento e Gestão da SMS, em reunião onde foram observados todos os protocolos sanitários exigidos pelo enfrentamento à covid-19. (Jornal Pará de Minas)

 

Aumento da verba para HC-UFTM

            Na última semana, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promoveu um webinário para apresentar o convênio com Sistema Único de Saúde (Sus), que está em vigor desde o dia 1º de agosto. O novo convênio entre o Hospital de Clínicas da UFTM e a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado até completar cinco anos. Nele são estabelecidas metas quantitativas e qualitativas dos serviços contratados pelo município junto ao hospital, para que a verba mensal prevista de R$5,98 milhões seja recebida. (Jornal da Manhã – Uberaba)


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.