AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Extrema lidera geração de empregos no 1º semestre de 2021 no Sul de Minas



 Extrema gerou 2.427 novas vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2021, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município lidera a geração de empregos no Sul de Minas, com 10.108 admissões e 7.681 desligamentos entre janeiro e junho desse ano.

O setor da indústria é o que mais emprega em Extrema, com saldo positivo de 1.290 vagas nos primeiros seis meses de 2021. Na sequência vem o setor de serviços (613), comércio (433), construção (90) e, por último, o setor agropecuário, com saldo de apenas uma vaga no primeiro semestre desse ano.

“Nós temos aqui 43% da nossa empregabilidade no setor da indústria, 38% nos serviços e 17% no comércio. E no Brasil, 23% do e-commerce está aqui no município. Mas, hoje, o que lidera é a nossa indústria de transformação”, afirma a integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Mônica Vieira.


Geração de empregos em Extrema

Extrema tem atraído muitas empresas. No início desse ano, por exemplo, o Mercado Livre inaugurou o seu Centro de Distribuição no município. Foram criados cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos com a instalação.

Na semana passada, o Magalu também anunciou que o Centro de Distribuição em Extrema, que atende as operações da Netshoes, ganhará um novo anexo. Com a expansão, foram abertas 500 novas vagas de emprego para o município. A previsão é que as atividades nesse novo anexo comecem no início de setembro de 2021.

Segundo Mônica Vieira, Extrema tem cerca de 700 vagas abertas neste momento. Ela conta que o recrutamento atrai moradores e pessoas de cidades circunvizinhas. “Nós empregamos até o pessoal de São Paulo, Jundiaí, Pouso Alegre e de cidades menores. Nós temos a empregabilidade em um raio, com certeza, de 100 quilômetros. A gente faz essa divulgação e recruta dessas outras cidades”, destaca.


Localização estratégica

A localização de Extrema contribui para atrair novas empresas, já que o município está próximo de grandes centros, como São Paulo. Isso facilita a logística de distribuição dos produtos.

“Antes quando se falava do e-commerce, e até mesmo da indústria no processo de transformação, muitas vezes você procurava o preço. Hoje, você procura a rapidez na entrega. Às vezes pagando até um pouco mais, mas você sabe que o dia seguinte já tem a mercadoria. Então isso faz com que a nossa localização, a nossa estratégia de chegar nas grandes capitais, seja um diferencial. Com certeza nossa localização é privilegiada”, explica Mônica Vieira.

A integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Extrema também ressalta que o atendimento às empresas é um diferencial do município: “Desde o primeiro contato até a entrega do alvará, nós temos todo um cuidado com essa empresa, participando de todas as etapas: licenciamento ambiental, processo de vigilância sanitária, laudo de bombeiro, de obras. Então a empresa se sente segura estando em Extrema”, destaca.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.