AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Protocolo para tratamento de doença que causa ressecamento da pele é aprovado no SUS



Pessoas com doenças hereditárias ou adquiridas caracterizadas pela descamação ou ressecamento da camada externa da pele, chamadas de ictioses, passam a contar com protocolo clínico e diretrizes terapêuticas (PCDT), atualizados para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O documento, publicado na edição dessa quarta-feira (04) do Diário Oficial da União (DOU), apresenta recomendações quanto à prescrição de medicamentos, orientação ao paciente e aconselhamento genético - procedimento no qual são dadas informações ao paciente ou sua família sobre o diagnóstico, causa, evolução e riscos de determinada doença ou condição genética. 

Os PCDT são de caráter nacional e devem ser utilizados pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na regulação do acesso à assistência. O processo de atualização desses documentos é realizado pelo Ministério da Saúde de forma periódica, para garantir que sejam disponibilizados no SUS as melhores práticas para diagnóstico e tratamento das doenças.

Leia aqui o protocolo publicado em portaria desta quarta-feira (04/08).

INSULINOTERAPIA

Também nessa quarta-feira (04), o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo, por mais 90 dias, do Grupo de Trabalho sobre insulinoterapia no SUS. O grupo tem o objetivo de propor diretrizes para garantia do acesso ao tratamento. A insulinoterapia é uma estratégia para controlar a glicemia de pacientes diabéticos e pode evitar complicações provocadas pela doença.

Com informações do Ministério da Saúde


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.