AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Quase 60 Prefeituras participam do Webinar das Cidades Digitais da Região de Varginha



 Prefeitos, gestores e servidores de quase 60 Prefeituras participaram na manhã da última terça-feira (03) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Varginha para troca de experiências entre as localidades. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o evento contou ainda com especialistas, que apresentaram soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes e conectados,  e com a participação do coordenador-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Ricardo Muniz. 

“Neste tempo de pandemia, principalmente, vimos que todas as áreas dentro da gestão pública caminham a passos mais interessantes se houver tecnologia presente. O cidadão precisa cada vez mais de serviços eficazes, ágeis e rápidos. Por isso este evento para troca de informações”, comentou o diretor da RCD, José Marinho.

 De acordo com o representante do Ministério das Comunicações no evento, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, os municípios que ainda não possuem infraestrutura para cidade digital podem viabilizar a implantação da infovia por meio de emendas parlamentares, com apoio do MCom e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceira da pasta  no projeto "Cidades Conectadas". “O mais importante do aprendizado que tivemos, tanto dos convênios como das Cidades Digitais, é a necessidade realmente de prefeituras menores fomentar parcerias com o setor privado”, comentou Muniz sobre a sustentabilidade das redes de fibra óptica através da parceria com provedores locais.

 “Com isso a gente consegue tanto o atendimento à Prefeitura, diminuindo os custos de operação e manutenção, e fomentar a atividade econômica local, expandir os negócios, os serviços e garantir a confiabilidade da rede”, completa o coordenador.


Inovação no setor público 

Para o prefeito de Caxambu, Diogo Curi, instituir uma cultura digital é um dos principais desafios do setor público. “Para que as pessoas, os funcionários, passem a usar esses sistemas, que é uma maneira de facilitar o trabalho de integração, de sincronismo entre as secretarias”, argumenta. “A gente tem um armazenamento mais ágil, mais seguro dos dados, a gente tem a melhoria dos processos, a transparência com a população foi uma coisa que priorizamos muito aqui com a ouvidoria através do nosso aplicativo”, disse o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Corações, Marco Aurélio Piovezan, também destacou a implantação de uma ouvidoria para facilitar a comunicação entre município e população e a oferta de serviços de forma digital. “Tivemos alguns focos dentro da administração no sentido de reduzir para evitar aglomeração e contato direto entre o servidor com o público. Tivemos algumas ações na área da fiscalização, tributação, execução fiscal, finanças, emissão de taxas e atendimento ao público”.


Cidade Inteligente 

Com uma vocação voltada para a inovação, Itajubá é outra localidade da região que investe em soluções para cidade inteligente. O secretário de Coordenação Geral e Gestão de Itajubá, Carlos Conti, destaca o papel da Agência de Inovação INOVAI no desenvolvimento de Itajubá. “Participam a Universidade, a Secretaria Estadual de Governo, os empresários e a Prefeitura. Então nós temos realmente condições de criar soluções diferenciadas”, ressaltou o secretário. Segundo Conti, o plano de cidade inteligente de Itajubá começou com a implantação de soluções para Saúde e Educação. “E sempre pensando numa coisa: uma cidade inteligente só tem uma lógica que é melhorar a vida do cidadão, ou seja, melhorar o IDH da cidade, fazer com que as coisas aconteçam de maneira mais rápida”, observa o secretário.

Outra cidade digital mineira é Varginha. Conforme o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Luciano Cambraia Ferroni, o município tem avançado nos investimentos em tecnologia. São 80 km de fibra óptica que conectam os prédios públicos da cidade, infovia que vem permitindo a implantação de diversos projetos, entre eles a oferta de wifi nas unidades municipais e praças. “Disponibilizamos também mais de 20 serviços eletrônicos em nosso site para que a população consiga resolver grande parte das suas demandas através do portal. Estamos em plena conclusão de um projeto de monitoramento. Hoje nós possuímos aproximadamente 60 câmeras, algumas delas com tecnologia que identifica as placas dos veículos que estão entrando e saindo de Varginha”, cita o diretor.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Varginha teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, Diretriz Informática, eGov Tecnologia, PrefeituraZap e Portal LeisMunicipais.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.