AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Varginha vai integrar a primeira edição do Dia Lixo Zero


 Hoje, sábado, dia 14 de agosto, vai acontecer a primeira edição do Dia Lixo Zero, um evento que ocorrerá em mais de 100 cidades do Brasil, para mobilizar, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Varginha vai integrar a programação por meio de uma live promovida pelo Coletivo Varginha Lixo Zero e o festival Virada Varginha.

O evento idealizado pelo Instituto Lixo Zero Porto Alegre (ILZ) vai promover e reconhecer atitudes sustentáveis. A programação inclui trocas solidárias, bazar da sustentabilidade, educação ambiental na prática, coleta solidária, brechós, coleta de resíduos especiais, reciclagem de resíduos de cigarro. Além disso, haverá o lançamento do evento Semana Lixo Zero que vai ocorrer em outubro.

Em Varginha, com o objetivo de inspirar ações tendo em vista a meta lixo zero no dia-a-dia dos cidadãos, o Coletivo Varginha Lixo Zero vai promover uma Live em parceria com a Virada Varginha. Será hoje, sábado (14), a partir das 11h pelo perfil do Coletivo no Facebook. O evento virtual vai contar com a participação e interação entre alguns de seus integrantes. Eles vão compartilhar o que têm feito em suas residências para dar a destinação correta aos resíduos, assim como dicas locais de como reduzir a pegada ecológica em Varginha.

Para acessar a Live, siga a página do Coletivo Varginha Lixo Zero no Facebook: https://www.facebook.com/Varginha-Lixo-Zero-103472245379416/


O Movimento Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. 

O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) promove a primeira edição do evento Dia Lixo Zero, contando com um calendário repleto de iniciativas em prol da sustentabilidade. 


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.