AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 17/09/2021

 ÁRVORE – PORQUE CUIDAR?

Está próximo do dia em que comemoramos o “Dia da Árvore”, isto é, dia 21 de setembro. Será que teremos motivos o suficiente a ser festejado? 

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

A ação do ser humano na natureza tem feito aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, através de uma queima intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desflorestamento. A derrubada de árvores provoca o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera pela queima e também por decomposição natural. As árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigênio.

Neste dia deveria haver uma divulgação em grande escala na sociedade a fim de conscientizar a população da importância deste item para nossa sobrevivência. Fato este constatamos que nada é feito para esse dia ser comemorado como deveria.

Em se tratando da nossa cidade, como está o processo de arborização nas ruas, nas praças, nos parques?  Por que não iniciarmos pela nossa rua plantando e cuidando de uma árvore em frente da nossa residência?

Nossa cidade está carente de árvores. Vamos assumirmos nosso papel de cidadão participando de uma sociedade coletiva visando uma qualidade de vida para todos iniciando com você. Respeitar uma árvore é garantir a nossa própria existência.

Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é estar associada à vida, ao ar que respiramos. Daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas, mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados iniciando com a arborização urbana.

Todos nós temos a responsabilidade em cuidar da nossa cidade, inicialmente conhecendo-a, dando sugestões, participação em projetos de modo que a mesma tenha sustentabilidade e almejando uma qualidade de vida melhor para todos. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e cultura. Sentimo-nos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser.

Em breve a Comissão Técnica da Prefeitura Municipal estará analisando, manifestando, dando sugestões no que tange a Lei Complementar Código do Meio Ambiente. 

Conclamo a todos aqueles que diretamente ou indiretamente militam na área ambiental a interagir /participar. Será um momento ímpar e único almejando uma sociedade mais justa e com qualidade de vida assumindo nossa postura cidadã em prol da coletividade.

Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local  
Contato: agenda21.varginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.