AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21& Cidadania - 24/09/2021

 Não comemore o dia da árvore

Os gregos antigos acreditavam que cada árvore tinha sua ninfa (uma espécie de fada), as Hamadríades, para cuidar dela e protegê-la.

No Japão, uma técnica chamada “banho de floresta” - Shinrin yoku - vem sendo usada na medicina preventiva, com sucesso na diminuição do cortisol (hormônio que provoca o stress) e da pressão arterial, melhorando também a concentração e a imunidade. A técnica propõe uma experiência meditativa de silêncio e observação em parques ou bosques, proporcionando trocas entre a pessoa e a natureza. 

Na escola, aprendemos que as árvores são muito importantes para nossas vidas porque nos dão sombra, alimento e liberam o oxigênio que melhora a qualidade do ar que respiramos. Mas o que isso significa?

O site www.ecycle.com.br em seu artigo “Entenda a importância das árvores para as pessoas”, nos conta que cada árvore é capaz de absorver, em um ano, algo em torno de 22 kg de gás carbônico e produzir oxigênio suficiente para dois adultos no mesmo período. Segundo alguns estudos, ela ainda tem a capacidade de absorver entre 55 e 109 kg dos gases poluentes que são lançados na atmosfera através dos escapamentos de veículos e queima de carvão. Outros estudos afirmam que elas podem reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C e no interior dos carros em até 8°C. 

Uma árvore grande e saudável produz o mesmo efeito refrescante de 10 aparelhos de ar condicionado funcionando 20 horas por dia. Uma só árvore é capaz de absorver mais de 3.000 l de água de chuva, contribuindo para reduzir a contaminação dos lençóis freáticos e mananciais. Elas também diminuem a poluição sonora e valorizam os imóveis.

Estudos recentes agregam mais um valor às queridas árvores: elas contribuem para nossa saúde mental. Um dos maiores estudos sobre o assunto, feito por cientistas alemães demonstra que o contato com árvores pode reduzir significativamente a quantidade de antidepressivos administrados a pacientes com depressão. 

Estes são só alguns dos benefícios que esta nossa velha conhecida nos traz. Para se aprofundar no assunto, pesquise ainda sobre os rios aéreos ou voadores e sua relação com a água potável e a vida no planeta.

Por tudo isso e muito mais, considerando o tratamento que as políticas ambientais e os seres humanos, de um modo geral, têm dado às florestas remanescentes em todo o mundo, o dia 21 de setembro - dia da árvore - não merece comemoração. Merece sim muita reflexão e sobretudo muita ação. Urgente! Quem sabe, no futuro, possamos voltar a comemorar. 
Fonte de pesquisa: www.ecycle.com.br

* Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
           
Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local 
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG  
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.