AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

ALMG apoia prevenção ao suicídio e se ilumina de amarelo



 Mundialmente a taxa de suicídio está diminuindo nos últimos 20 anos, mas está subindo nas Américas e, embora varie entre os países, ainda continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Elas foram publicadas em junho, no relatório “Suicídio em todo o mundo - 2019", e divulgadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) Como forma de prevenção e alerta, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) volta a apoiar a campanha nacional de conscientização Setembro Amarelo. Desde a última quarta-feira (8/9/21) e até o dia 16, o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo, estará iluminado na cor amarela, usada para identificar os locais que apoiam a causa. O último relatório da OMS aponta que em 2019 foram 14.540 vidas perdidas no Brasil, e que no mundo uma em cada 100 mortes ocorreu por suicídio. 

A campanha nacional é organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo o dia 10 de setembro, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo dados da campanha, são resgistrados mais de 1 milhão de suicídios no mundo, com a grande maioria dos casos estando relacionada a transtornos mentais, vindo a depressão em primeiro lugar. 

No ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ainda alertou para a possibilidade de efeitos da pandemia de Covid-19, como a depressão e ainda a angústia e a ansiedade, virem a aumentar os fatores de risco que levam a pessoa a atentar contra a própria vida, tornando campanhas como a Setembro Amarelo ainda mais relevantes. Laços de Consciência - O apoio da ALMG à campanha é uma das ações do "Laços de Consciência", programa do Legislativo Mineiro que reúne iniciativas de sensibilização sobre temas afetos aos bem-estar social dos mineiros, em especial os relacionadas à saúde. 

As iniciativas, somadas às atividades do processo legislativo, buscam qualificar e dar mais visibilidade a esses assuntos, contribuindo para aumentar a conscientização da população.


Fonte: ALMG


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.