AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Aluno de Sistemas de Informação EaD tem dois artigos aprovados em evento científico internacional

 


O aluno Fernando da Costa Gama Junior, recém-formado no curso de Sistemas de Informação a distância, teve dois artigos científicos aprovados na 18ª Conferência Internacional em Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia (CONTECSI), evento organizado pela Universidade de São Paulo (USP). 

Os dois estudos foram desenvolvidos com a orientação do Prof. Rodrigo Franklin Frogeri, e contaram com a participação dos pesquisadores do Grupo Unis: Fabrício Pelloso Piurcosky e Pedro dos Santos Portugal Júnior. O Prof. Eduardo Gomes Carvalho do CEFET-MG participou com a coleta de dados na instituição pública analisada. O primeiro artigo foi intitulado “Modelos de aceitação de tecnologia e o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática da literatura”.

 De acordo com o estudo, o objetivo desta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é fornecer uma visão geral do estado atual dos esforços de pesquisa sobre a aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) no campo da aprendizagem e do ensino durante pandemia e identificar lacunas que possam ser exploradas em estudos futuros. O segundo artigo foi intitulado “Aceitação de Sistemas de Informação durante o período da pandemia de Covid-19: um estudo comparativo entre instituições de ensino federal e particular”. O estudo buscou analisar a percepção de estudantes e docentes de Instituições de Ensino (IES) federais e privadas em relação à utilidade e a facilidade de uso do principal Sistema de Informação utilizado no ensino/aprendizado remoto durante a pandemia. 

O Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri comenta que a produção de trabalhos científicos ainda na graduação permite que os alunos possam ter uma óptica mais crítica dos fenômenos da sociedade e analisá-los seguindo o rigor científico. 

“Acredito que essa é uma contribuição que vai além do conteúdo passado nas disciplinas durante o curso. Vivemos numa sociedade em que o senso crítico e a crença no conhecimento validado cientificamente deve ser uma capacidade do cidadão e, nesse sentido, considero que essa aproximação dos nossos alunos de graduação à produção científica é um grande diferencial”, concluiu o Prof. Rodrigo. 


Sobre o evento

O evento foi criado em 2004 com a parceria de renomados professores de instituições nacionais e internacionais. É um congresso internacional inovador com foco em  Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Ciência da Informação sob uma visão multidisciplinar. O CONTECSI é  também o congresso oficial do Chapter Brasileiro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sistemas e Tecnologias da Informação. 

O CONTECSI reúne acadêmicos e profissionais envolvidos em pesquisa e gestão para gerar debates de alto nível dentro de uma perspectiva multidisciplinar sobre temas de interesse das áreas envolvidas. 

A cada ano participam renomados  palestrantes, professores e pesquisadores do mundo inteiro. O objetivo é discutir os efeitos da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação em Organizações e sobre a sociedade como um todo, reunindo uma comunidade em busca de respostas aos constantes desafios gerados pelas novas tecnologias de informação. 

No CONTECSI os pesquisadores juniores têm a oportunidade única de expor suas ideias para a análise e sugestões dos pesquisadores seniores. Dessa maneira o CONTECSI promove o estreitamento do relacionamento entre todos os grupos de pesquisadores, desde os mais jovens, nas Sessões de Pôsteres até os mestrandos e doutorandos nos Consórcios Mestral, Doutoral e Pós-Doutoral respectivamente.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.