AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Gestores da Rede Municipal de Varginha participam da Oficina de Ecossistema Educação Empreendedora

 


Para fomentar a cultura empreendedora e proporcionar uma reflexão sobre a importância da interação entre as instituições de ensino e os diversos atores da sociedade, o Sebrae Varginha desenvolveu nos dias 21 e 22 de setembro, no formato on-line, a Oficina de Ecossistema Educação Empreendedora. Dentre seus principais objetivos estão: “incentivar o protagonismo na transformação das instituições e da criação de um ecossistema de Educação Empreendedora” e “perceber a educação como força motriz do desenvolvimento de atitudes empreendedoras e o impacto positivo no crescimento socioeconômico do território’’. 

Nos dois dias de oficina, que totalizaram 6 horas de atividades teórico-práticas, o facilitador e consultor do SEBRAE, Douglas Pereira proporcionou aos gestores da Rede Municipal de Ensino e coordenadores pedagógicos, que atuam na SEDUC, oportunidades de conhecer sobre estratégias de desenvolvimento da educação empreendedora; sobre o ecossistema de educação empreendedora e suas dimensões; o mapeamento do ecossistema de educação empreendedora do território, como também a oportunidade de elaborar um plano de ação para impulsionar iniciativas de educação empreendedora. Além disso, incluiu-se a aplicação da ferramenta “Radar da Educação Empreendedora para instituições de ensino”. 

A ferramenta possui atributos que permitem apurar o grau de ambiência favorável à implementação da Educação Empreendedora nas Instituições de Ensino. Sua aplicação poderá gerar ideias para iniciativas e projetos, visando uma formação integral e próxima da comunidade. A Diretora do Departamento Geral de Ensino, Eliete Maria Abraão Benfica acredita que neste momento pandêmico, a educação empreendedora desponta como um diferencial para o enfrentamento dos desafios, exigindo autonomia, visão estratégica, persistência e proatividade. 

A Secretaria Municipal de Educação está atenta às possibilidades de realização de ações inovadoras e projetos pedagógicos, que se utilizam de metodologias e estratégias diferenciadas e que fomentem a cultura empreendedora do território.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.