AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

PROHORTA avança e já é fonte de renda de famílias



 O Programa de Hortas Comunitárias – PROHORTA – de Varginha está chamando a atenção da população. No primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Agricultura – SEAGRI – divulgou a ação e partir daí o interesse tem sido notório. Até agora, três hortas estão a todo vapor sendo uma no Bairro Santa Terezinha e as outras no Canaã (nas proximidades do Conselho Comunitário e da policlínica).

Em setembro vai começar o plantio em outras cinco áreas no Centenário II, Ribeirão Santana, Rio Verde 2 e no Santana. Os terrenos receberão a manutenção e preparo com maquinário de aração e gradeação da Seagri.

O secretário municipal da Agricultura, Marcos Batista, explica que a partir de uma manifestação de interesse individual, comunitário ou de empreendedorismo, o PRÓHORTA faz a análise baseada em pareceres de técnicos da Emater e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMEA) e de Desenvolvimento Social (SEHAD). Os técnicos visitam o terreno e não havendo impedimento aprovam o desenvolvimento da horta. “Cabe à SEAGRI acompanhar a implantação e à Emater a orientação quanto ao plantio”, diz Marcos Batista.

A destinação dos produtos é uma decisão exclusiva do produtor. “A Prefeitura apóia a produção que pode ser comercializada se tornando assim uma fonte de renda para as famílias e para nossa surpresa o interesse e aceitação tem sido além do esperado”, declara o prefeito de Varginha, Vérdi Melo. Mais de 30 solicitações para hortas aguardam análise e aceitação. Donizete de Roma Eduardo, trabalha diariamente no plantio de legumes e verduras como alface, chicória, beterraba, salsinha, cheiro verde e couve. 

“Desenvolvi um adubo orgânico líquido que faz a diferença desde o plantio até o sabor dos produtos que vendo para restaurante, hortifruti e vizinhos e quem não tem dinheiro para pagar também pode levar”, revela o produtor. A esposa, Marlene Martins Eduardo, ajuda. “Adoro trabalhar na horta e aqui somos só nós dois; a geada que queimou muitos pés das verduras nos deu mais força para gente pegar firme”, conta.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.