AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Projeto interdisciplinar é destaque na volta às aulas presenciais da rede municipal de ensino em Varginha



 Na volta às aulas presenciais, a EM Domingos Ribeiro de Rezende começou a desenvolver um trabalho diferenciado com os adolescentes dos 8º e 9º anos, no sentido de apontar caminhos a partir de experiências vividas por diferentes pessoas, que podem estar, ou não, inseridas no nosso cotidiano.

O projeto foi intitulado de “Trajetórias Escolares de Sucesso”, e tem o intuito de conduzir os estudantes a lugares até então nunca imaginados, oportunizando-os refletir sobre suas vidas e a procurarem ser autores e co-autores de suas próprias trajetórias pessoais e escolares. Sabemos que os sonhos, desejos, anseios, fracassos e decepções são inerentes ao ser humano, e que as dificuldades impostas, pelas circunstâncias da vida, não devem tolher os projetos de um jovem sonhador, até então adormecidos pelas mazelas sociais e emocionais impostas.

Vários professores de diferentes componentes curriculares se uniram para fazer deste projeto um sucesso, interligando suas disciplinas, a fim de desenvolver um trabalho interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento da capacidade investigativa, reflexiva e crítica dos estudantes. Ao expor trajetórias escolares bem-sucedidas de diferentes sujeitos, será solicitado aos estudantes que pesquisem e apresentem trajetórias escolares bem-sucedidas, a partir de seu convívio, e depois cada um fará a escrita de suas próprias trajetórias, já pensando num projeto de vida futuro.

Segundo a diretora da escola, Juliana de Paula Mendonça, “o Projeto Trajetória traz à tona o resgate do caminho percorrido por profissionais da escola, fazendo um paralelo com grandes obras de escritores famosos, como Castro Alves, Machado de Assis, dentre outros, e que ao longo de suas vidas foram incentivados a trilharem novas perspectivas por intermédio da educação, quebrando paradigmas e vencendo desafios, vislumbrando um novo horizonte, repleto de conquistas e realizações. O cunho do projeto é incentivar os estudantes a conhecerem novas trajetórias de sucesso e a construírem suas próprias trajetórias, projetando seus sonhos”.

Queremos parabenizar a iniciativa do projeto da equipe EM Domingos Ribeiro de Rezende, que conta com a participação dos professores Christiane, Marisa Helena, Cleber, Fabiana, Leonardo, com a supervisora Juliana Caselato e com a orientadora Ana Cristina.

São projetos como esse que fazem a diferença no dia a dia escolar dos estudantes, promovendo momentos prazerosos e significativos, os quais serão lembrados e resinificados por toda uma vida.




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.