AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

03 de Outubro - Dia Mundial do Dentista



 O Dia Mundial do Dentista é comemorado anualmente em 3 de outubro.

O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e a saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.

A comemoração surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos nesta data no ano de 1840, a Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o Dia do Dentista é comemorado também em 25 de outubro.

O registro mais antigo da profissão é relatado na Mesopotâmia no período de 3500 a.C., o que demonstra a busca de cuidados com os dentes e a importância do profissional para sociedade.

Mesmo que a Arte Dentária, como era chamada, seja praticada desde a Pré-História, as atividades da profissão passaram por muitos avanços, principalmente pelas contribuições do francês Pierre Fauchard, considerado o “Pai da Odontologia”.

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista Brasileiro.

A data foi escolhida, pois os primeiros cursos de odontologia do Brasil surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884.

Posteriormente, o Conselho Federal de Odontologia, criado pela Lei Nº 4.324 de 14 de abril de 1964, oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.