AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 01/10/2021

  RIO VERDE – PEDE SOCORRO!

É de conhecimento de todos que estamos diante de uma crise hídrica necessitando urgentemente da elaboração de políticas públicas aonde a população deverá participar contribuindo em prol do consumo consciente deste líquido tão valioso e importante para a sobrevivência dos seres vivos que é a água.
Destaco que a ação humana é a principal responsável pelas alterações na disponibilidade de água e no regime de chuvas do país, apesar do surgimento de fenômenos naturais contribuindo também para acentuar o problema em que estamos vivenciando.
Como curiosidade, no século XX o consumo de água aumentou em 06 vezes correspondendo o dobro do crescimento da população mundial e segundo previsões, no ano de 2025, a escassez de água poderá afetar 52 países e 3,5 bilhões de pessoas.
Em se tratando da nossa região temos o Rio Verde nascendo na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os municípios de Itanhandu e Passa Quatro, percorrendo aproximadamente 220 km passando por 31 cidades até encontrar com o Rio Sapucaí terminando na Represa de Furnas.
 A situação do Rio Verde é muito crítica e se continuar este cenário nos próximos meses infelizmente estaremos correndo risco faltar água para abastecimento de nossa cidade.
Lançado em 2016 o projeto Coletivo Rio Verde Vivo, em andamento, tem o intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do Rio Verde no Sul de Minas Gerais, ainda assim necessita-se da elaboração de políticas públicas com o envolvimento setor público, privado, sociedade, entidades dentre outros de modo a salvar este rio antes que seja tarde demais.
Diante desta realidade, a Agenda 21 Local tem buscado apoio junto aos nossos representantes políticos para o  seu projeto da implantação de um planejamento estratégico com 11 itens constando responsável/ação/meta/data realização em relação ao Rio Verde, com o objetivo de ser apresentado por cada cidade um relatório num evento futuro, de modo a obter um cenário abrangente da situação do Rio Verde em toda a sua extensão, e a partir daí debate e formalização de um plano de ação para sua preservação em toda a região, considerando as características e limitações de cada cidade. 
A população de nossa cidade tem conhecimentos dos locais de onde vem a água que chega em nossas residências? Quais são os procedimentos legais de tratamento que a água recebe para se tornar potável? Como estão as políticas públicas relacionadas ao projeto do “reuso” das águas pluviais em nossa cidade?
Varginha, entre outras cidades, comemora o Dia do Rio Verde em 02 de outubro, conforme determina a Lei Municipal nº 6.720/2020.
Mais do que reconhecer o Dia do Rio Verde como um alerta a todos, devemos nos conscientizar sobre nossos próprios hábitos de consumo da água, antes que se tornem frequentes o uso de racionamento ou a falta deste recurso natural no nosso dia a dia.

“Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.”                                                                                                                                          Thomas Fuller
               
Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.