AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Agenda 21 & Cidadania - 15/10/2021

 FUTURO SE FAZ PELA EDUCAÇÃO!

O conhecimento que adquirimos no decorrer de nossa vida através dos sistemas de ensino muito mais do que um caminho para conquista de sucesso profissional, bons empregos e salários dignos, impacta em nossa busca de desenvolvimento integral como ser humano.
É fato que a educação tem grande importância na vida de cada indivíduo, influenciando nos mais diferentes aspectos como capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, acima de tudo, alcançar satisfação pessoal e profissional.

A pandemia da Covid 19 gerou muitos desafios na área educacional para superar as dificuldades de adaptação ao isolamento social, aos meios digitais e recentemente aos cuidados de prevenção no retorno do ensino presencial e híbrido.  

Em nosso país, ao mesmo tempo que esses desafios deram maior evidência à imensa desigualdade social de nosso povo, despertaram também o reconhecimento da importância do trabalho do professor/educador, principalmente na educação infanto juvenil.

Não faltaram no noticiário exemplos de dedicação desse profissional, utilizando sua criatividade e resiliência na busca de novas didáticas que proporcionassem uma melhor aprendizagem aos seus alunos. Professores que se propuseram a enfrentar as dificuldades inerentes a regiões mais pobres para acolherem seus alunos. Outros que com certeza superaram seus limites pessoais para, sem qualquer preparação prévia, promoverem com qualidade ensino a distância.

Contudo não basta que esse reconhecimento se limite às famílias, que tiveram que assumir a parceria na educação de seus filhos. Deve se estender a toda à sociedade, em um processo de reavaliação da importância da educação, e consequentemente, da valorização dos profissionais da educação e da ciência para o futuro de nosso país.

No momento em que ocorre de forma impactante a redução do orçamento da Educação e Ciência, o dia 15 de outubro, Dia do Professor, surge como um “alerta” para as consequências desta postura política para o desenvolvimento tecnológico do país.

Enfim, a valorização do professor passa necessariamente pela valorização da educação como meio de transformação e instrumento de redução da desigualdade social, e como tal deve estar sujeita somente às políticas públicas voltadas para o bem do povo.

Ao comemorarmos o Dia do Professor tenhamos em mente que mais do que cumprimentos, os educadores necessitam de posturas e ações, sejam de nossos representantes políticos sejam da sociedade como apoiadora e parceira, que reflitam o reconhecimento do valor de sua profissão na formação de cidadãos comprometidos com a coletividade.

“Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes!”  Juliano Kimur

Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum Agenda 21 Local  
Contato: agenda21localvarginha@gmail.com


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.