AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Evento presencial, entrada gratuita, gastronomia e atividades culturais: 3° Festival de Outubro foi sucesso em Varginha



No último final de semana, entre os dias 15 e 17/10, Varginha recebeu a 3ª edição do Festival de Outubro (October Festival), no Empório - Carnes & Bebidas. Com a proposta diferenciada de “Sensações Marcantes Para Se Tornarem Inesquecíveis”, diversos varginhenses prestigiaram e elogiaram o evento, que reuniu muita gastronomia e atividades culturais.

De acordo com o organizador e presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Sul de Minas (Abrasel), André Yuki, o festival foi o primeiro evento presencial aberto ao público com entrada gratuita, uma importante retomada para as áreas de economia criativa, cultura, gastronomia, lazer, hospedagem e turismo.

“Apesar da alteração do local, o evento foi um sucesso de público e organização. Tomamos todas as medidas do protocolo sanitário do município, específicas para eventos, como por exemplo, aferição de temperatura, controle no fluxo de acesso, solicitação de comprovação vacinal, utilização de máscaras e distanciamento de um metro”, explicou André Yuki.

Ainda de acordo com o organizador, “o Festival de Outubro conseguiu finalizar o seu objetivo de trazer lazer, experiência e cultura através das oficinas e apresentações músicas. Realmente uma conquista animadora para o setor de eventos, que ficou paralisado desde o início da pandemia, em março de 2020, resultando no fechamento de mais de 40% das empresas em Minas Gerais”, ressaltou.

Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, o secretário municipal de Turismo e Comércio, Barry Charles Sobrinho e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Varginha), Alexandre Prado.

Para Alexandre, “foi uma honra participar do Festival de Outubro, um evento gastronômico fantástico e muito bem organizado. Toda evolução é um desafio e o sucesso é a soma de bons hábitos. Cultive-os”.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS




 

As bandas Belle Retrô, Caramel Dogs, The Rivotril e Sissibonaflá, agitaram o evento com um repertório variado de grandes hits.

Segundo a vocalista da Belle Retrô, Fernanda Alves, para a banda, o festival foi sem dúvidas sensacional. “Tivemos a honra de tocar no primeiro dia do evento, contando com um público super receptivo e participativo. A organização estava impecável! Foi incrível poder pisar no palco depois de um jejum forçado devido a pandemia, ainda mais nesse maravilhoso festival, que reuniu diversão e os cuidados necessários. Só desejamos vida longa ao Festival de Outubro e que possamos fazer parte mais uma vez das próximas edições! Agradecemos e parabenizamos mais uma vez toda a equipe e todos que tornaram possível o evento”, enfatizou.

Para Nita Rodrigues, vocalista da Caramel Dogs, o evento foi sensacional. “Foi muito bom participar com minha banda, sentir a presença das pessoas e estar no palco mais uma vez! As cervejas e alimentação estavam ótimas e tudo muito bem organizado. Parabéns pelo evento, espero que tenham várias outras edições”, afirmou.

De acordo com Juliano Vinhas, da The Rivotril, o que mais marcou para a banda foi a energia do lugar. "O festival foi fantástico. Nós da The Rivotril estávamos com muita saudade de tocar para um público maior, do rock'n roll. A participação da galera que estava com saudades de escutar o nosso som em uma pegada menos barzinho e mais evento resultou em uma energia fantástica. Se Deus quiser o Festival de Outubro vai marcar o calendário de Varginha como um dos grandes eventos dos próximos anos”, ressaltou.
Roger Figueiredo, vocalista da Sissibonaflá agradeceu a todos os envolvidos do festival, que foi um sucesso. “Curtimos demais tocar no último dia e foi fantástico! Até a chuva parou para deixar o evento acontecer. Contem sempre com a gente da Sissibonaflá”, concluiu.

 

ALIMENTAÇÃO




 

O festival reuniu as cervejarias artesanais Du Beato e Läut Beer e os estandes de comidas da Blend Burgers, Espetinho do Pernambuco e Barraca de Pastel Mió Que Tá Teno.

De acordo com Sílvio Salgado da Du Beato, que participa do evento desde 2018 e também faz parte da organização, "apesar do festival ter sido realizado em um formato menor devido à alguns protocolos sanitários, foi excepcional! O público e os músicos adoraram e estavam sentindo falta disso. Juntou o público, mais os músicos e os expositores com necessidade desse tipo de evento, o que surpreendeu muito as expectativas. Que venha 2022", enfatizou.

Segundo o proprietário da Läut Express de Varginha, Rafael Nogueira, que também participa do evento deste a primeira edição, a cada ano que passa o festival vai melhorando cada vez mais. “A estrutura e organização é impecável, com boas atrações musicais e opções gastronômicas. Tenho certeza que é um evento que veio para ficar e entrar no calendário festivo da cidade”, afirmou.

Para o fundador e proprietário da Blend Burgers, Gabriel Massote, o festival foi muito bacana, com pessoas legais. "Foi a primeira vez que participamos de um evento com a hamburgueria. Gostei demais! Estávamos com uma expectativa muito grande e tudo o que pensamos foi alcançado. Valeu muito a pena e estou ansioso para os próximos! Muito obrigado a organização e todos os presentes, só tenho a agradecer porque sem vocês não teria como nada disso ter dado certo”, agradeceu.
Segundo Welmer Batista, da Barraca de Pastel, "a experiência foi maravilhosa e o evento na minha conta foi um sucesso em participação, segurança e organização. Quero parabenizar a todos que organizaram e participaram do Festival de Outubro. Estou muito satisfeito!".




PROJETO DA LEI DE INCENTIVO MUNICIPAL A CULTURA

 

• PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA

• FUNDAÇÃO CULTURAL DE VARGINHA

• CONSELHO MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE VARGINHA - COMIC

 


PATROCINIO MASTER

 

• COPYSUL

 


PARCEIROS INSTITUCIONAIS

 

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES - ABRASEL

• SINDICATO EMPRESARIAL DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DE VARGINHA - SEHAV

• SECRETÁRIA DE TURSIMO E COMERCIO DE VARGINHA - SETEC

• CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE VARGINHA - COMTUR

• SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS - SINDBEBIDAS

• FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS – FIEMG

• FRENTE DA GASTRONOMIA MINEIRA - FGM

• FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO - FBHA

 


PARCEIROS 

 

• BLOG DO MADEIRA

• FOLHA DE VARGINHA

• JORNAL GAZETA DE VARGINHA

• JOVEM PAN VARGINHA 107,3 FM

• NOTICIANDO VARGINHA

• RÁDIO CLUBE 99,3 FM

• VARGINHA ONLINE

• VARGINHA 24 HORAS

• W OUTDOOR

 

 

Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas.​


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.