AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

FADIVA realiza VIII Congresso de Iniciação Científica

 


O primeiro dia do VIII Congresso de Iniciação Científica da Fadiva, realizado no dia 26 de outubro, foi marcado por grande interação e participação dos presentes, dentre eles, professores, alunos da Instituição e, também, da Faculdade Mineira de Direito - PUC Minas, parceira do evento. Dr. Cristiano Garotti da Silva, da PUC Minas, deu início à ocasião dando as boas-vindas a todos os presentes e fiz uma breve apresentação da Diretora da PUC Minas, Drª Wilba Bernardes, e dos palestrantes da noite, Prof. Me. Helton Júnio da Silva e Prof. Me. Frank Augusto Oliveira. Drª Wilba, também esteve presente e expressou sua alegria em ver surgir uma importante parceria entre a Instituição em que é diretora e a Fadiva, válida como troca de experiências para ambas as faculdades.

 Iniciada a primeira palestra, o Professor Helton tratou sobre três aspectos: a função dos procedimentos extrajudiciais, a perspectiva de carreira aos graduandos de Direito e as inovações na desjudicialização. Ainda frisou que tal temática é de extrema relevância para os profissionais da área do Direito. 

Já o Professor Frank, fez uma didática explanação sobre os atos notariais, com introdução à origem da carreira do tabelião de notas, seu histórico, sua função e a prática de atos notariais à distância, entre escrituras, procurações, etc. Já o segundo dia do CONIC 2021 foi iniciado com a abertura da Professora e Coordenadora do Núcleo de Iniciação Científica, Cleide Biaggini que demonstrou sua estima pela parceria firmada com a PUC Minas, estendendo, ainda, seus agradecimentos aos professores palestrantes e à Diretora da faculdade parceira, Wilba Bernardes.

 Em seguida, fez uma breve apresentação do primeiro palestrante da noite, Prof. Me. Anaximandro Lourenço Azevedo Feres.

O Professor Anaximandro deu às boas vindas a todos os presentes e iniciou sua exposição com o tema “Citação e intimação no CPC via cartórios de registro de títulos e documentos”, frisando sobre o tempo morto do processo. Para encerrar o evento, o Prof. Gilberto Netto de Oliveira Júnior abordou acerca da “Advocacia extrajudicial: prerrogativas e honorários”. Citou a quantidade de processos conforme o número de juízes, dando exemplos de alguns estados brasileiros e países. 

Discorreu a respeito da tabela da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, a ata notarial de algum fato jurídico e a importância do advogado nas prerrogativas. Drª Júnia Bemfica Guimarães Cornélio, presidente da Fundação Educacional de Varginha – FUNEVA, parabenizou a Profª Me. Cleide Garotti Silva Biaggini pela organização do evento, pela sensibilidade de trazer à tona temas atuais e por firmar tão valorosa parceria com a PUC Minas.



 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.