AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Governador se reúne com produtores de café do Sul de Minas em Guaxupé

 


O governador Romeu Zema se reuniu na última quinta-feira, 14, em Guaxupé, com representantes de associações e produtores de café da região que sofreram com as geadas no último mês. Zema ressaltou as ações já realizadas e o compromisso de seu governo com o setor para auxiliar os atingidos e valorizar a produção do café em Minas Gerais. Zema destacou que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) têm sido uma peça fundamental na ajuda aos produtores. 

Uma força-tarefa de apoio aos produtores foi criada, envolvendo os órgãos do sistema estadual de Agricultura. Logo após as geadas, representantes do governo estiveram presentes na região.

 A Emater ficou responsável pela elaboração, gratuita, de laudos técnicos com os prejuízos causados pela condição climática para os pequenos produtores. A ação possibilitou aos produtores afetados acesso ao crédito rural, seguro agrícola, renegociação de dívidas e aos recursos das linhas de financiamento ao amparo do Funcafé. Além disso, o governador e a secretária de Agricultura, Ana Valentini, se reuniram, em Brasília, no dia 13 de agosto, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para entregar um ofício com as demandas para apoio aos cafeicultores. O Ministério da Agricultura liberou R$ 1,3 bilhão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) especificamente para os cafeicultores atingidos pela geada. O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues Melo, valorizou a parceria do Governo de Minas no auxílio aos produtores. 

“O momento nos traz esta oportunidade de parceria. Sou testemunha do que representou o Estado neste momento, através da Emater, em um trabalho para diagnosticar o efeito climático que a geada nos trouxe. Ficamos agradecidos com esta visita do governador tão nobre para nós”, disse.


Prejuízos

De acordo com a Emater-MG, 8.610 cafeicultores de 154 municípios da região foram atingidos, numa área estimada em pouco mais de 123 mil hectares de lavouras. Mais de 70% das áreas de cafeicultura atingidas no estado pelas geadas em julho estão localizadas na região do Sul de Minas, principal região produtora de café do estado.


Números

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. O país é considerado o fornecedor mundial número um do produto. Em 2020, a safra da região do Sul de Minas de 19,2 milhões de sacas respondeu por 55% da produção estadual. Em 2020, a safra mineira foi recorde e alcançou 34,6 milhões de sacas, representando 54% da produção nacional. 

O café é carro-chefe da agricultura mineira, se destacando também na balança comercial, representando atualmente 39% da pauta de exportações do agronegócio do estado, com US$ 2,67 bilhões de receita e 18,5 milhões de sacas embarcadas no período de janeiro a agosto deste ano.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.