AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Poços de Caldas recupera até agosto quase todos os empregos fechados em 2020, aponta Caged



 O município de Poços de Caldas (MG) já recuperou neste ano 94,7% das vagas de emprego que foram fechadas em 2020. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade encerrou o ano passado com um saldo de 2.326 postos de trabalho perdidos. Em 2021, quase todo esse número foi reestabelecido com 2.203 vagas abertas durante o ano.

Poços de Caldas foi uma das cidades do Sul de Minas mais prejudicadas pela pandemia. Tanto que nos quatro primeiros meses, com o fechamento da cidade e do comércio para turistas, cerca de 3 mil vagas de emprego foram fechadas.

Das 2.203 vagas geradas neste ano, 622 foram criadas apenas no mês de agosto. O Caged mostra ainda que o setor de serviços foi o maior responsável pelas contratações. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Thiago Mariano, essa retomada gradual de diversos setores, tem destaque para o comércio, como bares, restaurantes, hotéis e lojas.

"Isso é fruto de 58 projetos que foram desenvolvidos em diversos eixos da economia, visando preparar a cidade para uma retomada consistente. Isso se deu através de um movimento articulado promovido pelo Plano de Retomada Econômica, desenvolvido pela Prefeitura de Poços através da Sedet, empresariado, lideranças setoriais e sociedade civil", explicou.

Sobre a alta geração de agosto, o Secretário esclarece que a evolução da vacina foi um fator essencial para essa realidade.

"O mês de julho foi sensacional para o turismo. Por a vacinação ter tido um grande avanço, o empresário ficou mais confiante para voltar a investir", afirmou Thiago.

Vale ressaltar que Poços de Caldas foi a cidade mais prejudicada em geração de empregos pela pandemia na região. Nos quatro primeiros meses da crise sanitária, a cidade perdeu cerca de 3 mil postos de trabalho. 

Até o final do ano, esse número caiu para 2.236 e após oito meses de 2021, a cidade praticamente zerou esse déficit.

Com a evolução da vacinação, o município volta a receber turistas no município, o que contribui também para a retomada das vagas de emprego perdidas na cidade. Algumas pessoas cancelaram idas ao município devido à pandemia, mas outras apenas adiaram. E, agora, já se sentem mais confiantes para ir até à cidade.

De acordo com o Israel Souza Pereira, Diretor do Turismo, em entrevista à EPTV, afiliada à Rede Globo, a evolução do cenário da pandemia reflete totalmente nessa evolução.

 "A queda acentuada dos casos tem beneficiado bastante [o turismo]. Estamos retomando com esperança de dias melhoras em função dessa queda. Temos que continuar com o zelo [aos cuidados necessários], para que possamos estar 100% na retomada", disse.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.