AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Professores do Unis publicam estudo em livro internacional

 


Os professores e pesquisadores do Grupo Unis, Pedro dos Santos Portugal Júnior, Fabrício Pelloso Piurcosky, Rodrigo Franklin Frogeri e Luiz Carlos Vieira Guedes, juntamente com a professora Sema Genç (Universidade Kocaeli – Turquia) acabam de publicar um estudo, no formato de capítulo, em um livro internacional.

O estudo tem como título “Economic-Ecological Principles and the Question of Mineral Waters in Brazil: A Propositional Analysis” e aborda o problema institucional das águas minerais no Brasil. Os autores apontam neste trabalho o fato dessas águas serem classificadas como recurso mineral e não como recurso hídrico. Isso provoca uma série de distorções, conflitos e uso irracional dessas águas, colocando em risco a sua disponibilidade que é tão importante para a nossa região do Sul de Minas.

Como solução, os autores propõem um novo arranjo institucional e legal para as águas minerais no Brasil.  Além disso, recomendam a aplicação de alguns princípios da economia ecológica para a gestão sustentável deste recurso no Brasil, dentre eles: o princípio da precaução, o estabelecimento de uma escala sustentável de exploração, a distribuição justa desta escala e a sua alocação eficiente. O trabalho foi publicado no livro Handbook of Research on Sustainable Development Goals, Climate Change, and Digitalization e distribuído internacionalmente pela IGI-Global.

“Um estudo como este é importante para tornar conhecido a nível internacional nossos trabalhos e contribuir para o debate sobre a gestão sustentável das águas minerais no Brasil”, afirmou o professor Pedro.


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.