AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promove a 6ª Semana do Turismo



 Um dos setores mais dinâmicos da economia, que engloba uma série de atividades e emprega milhares de famílias, o turismo sofreu profundos impactos com as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19. Com isso, as palavras (re)invenção e (re)adaptação fizeram – e ainda fazem – parte da rotina de milhares de negócios turísticos em todo o mundo. Em Minas Gerais, o setor tem buscado se fortalecer a cada dia, por meio de novas habilidades, serviços e ferramentas.

Para debater as potencialidades e gargalos do setor, avaliando soluções para superar a crise, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promoveu, de ontem, 20 até sábado, dia 23 de outubro, a 6ª Semana do Turismo. Com o tema “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, o evento híbrido reunirá diversos painéis ministrados por especialistas convidados. Neste ano, o encontro – realizado de forma bianual – será transmitido diretamente do Sesc Palladium pelo YouTube da Federação.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, destaca a importância da iniciativa para integrar as atividades turísticas ao comércio. “Esses dois setores foram impactados profundamente pela pandemia de Covid-19 e precisaram inovar para se manter. Por isso, construímos uma programação diversificada para a 6ª Semana do Turismo, com conteúdos relevantes, que fortalecem a integração entre o comércio de bens e serviços e a cadeia produtiva do turismo mineiro.”

Com programação gratuita, a 6ª Semana do Turismo contará com temas ligados aos caminhos para a retomada do turismo no estado; a nova realidade do setor de eventos pós-pandemia; e o encontro de gestores das instâncias de governança de Minas Gerais. A edição também terá uma exposição virtual, aulas-show com receitas exclusivas da Cozinha Mineira do Senac em Minas e os tradicionais passeios sociais do Sesc em Minas.

O diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Grijalva Duarte, destaca a importância de ações como essa para o fortalecimento do turismo nesse momento de retomada. “O evento reforça o compromisso histórico do Sesc com o turismo em Minas. Em um ano de muitos desafios para o setor, nos reinventamos e ampliamos nossa missão de encurtar as distâncias para que o trabalhador do comércio possa conhecer novos lugares. Em 2021, passamos por um reposicionamento estratégico da nossa atuação e inauguramos uma agência de viagens e experiências. A realização da Semana do Turismo é uma oportunidade para promover mais iniciativas e a troca de conhecimentos para alavancar ainda mais esse setor tão importante para a atividade econômica no país,” finaliza.

“A Semana do Turismo chega em um momento oportuno, quando o setor vem retomando as atividades, cercado de todos os cuidados. Como instituição de ensino, acreditamos que o aprendizado gerado neste fórum será decisivo para esta fase”, resume Vani Pedrosa, especialista educacional e coordenadora do Programa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac.

Direcionada aos setores público e privado, a Semana do Turismo busca ainda incentivar a troca de experiências e debates sobre a retomada do turismo pós-pandemia, apoiando a evolução da atividade turística no estado. O evento conta com o apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom MG).

As inscrições para a 6ª Semana do Turismo estão abertas e podem ser feitas na plataforma do Sympla. Os interessados devem escolher um dos dias para garantir seu ingresso. No caso dos passeios, as inscrições devem ser realizadas diretamente na Agência Sesc Viagens e Experiências, pelas Centrais de Atendimento das unidades, pelo telefone (31) 3270-8100 ou pelo e-mail excursoes@sescmg.com.br.


Programação | 6ª Semana do Turismo do 

Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac

Local: Teatro de Bolso Sesc Palladium e transmissão ao vivo pelo YouTube da Fecomércio MG


De 21 a 23 de outubro (quinta-feira a sábado)

Local: transmissão pelo site www.semanadoturismomg.com.br

Exposição virtual – Primórdios da Cozinha Mineira

Aula-show – Receitas da Mineiridade

21 de outubro (quinta-feira)

A nova realidade de turismo e eventos no Brasil

Local: Teatro de Bolso Sesc Palladium e transmissão ao vivo pelo YouTube da Fecomércio MG

14h – Painel: “O Futuro de Eventos: Desafios, Tendências & Oportunidades”

15h – Painel: “Perspectivas do Mercado de Eventos Sociais”

16h – Painel: “Turismo pós-pandemia e suas transformações”

 

22 de outubro (sexta-feira)

Encontro de Gestores das Instâncias de Governança de Minas Gerais

Local: Teatro de Bolso Sesc Palladium e transmissão ao vivo pelo YouTube da Fecomércio MG

8h30 – Painel: “O papel da política pública para a gastronomia e seu impacto na geração de emprego e renda”

9h30 – Painel: “Novas tendências para comercialização de destinos turísticos”

10h30 – Painel: “Os desafios para o avanço da política pública em Minas Gerais”

 

23 de outubro (sábado)

Passeios Turismo Social Sesc em Minas

Mineiridades – Descubra o destino Congonhas/MG

Mineiridades – Descubra Belo Horizonte/MG

 

Agendamentos pela Agência Sesc Viagens e Experiências

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro – Belo Horizonte/MG

Horários: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábado, da 8h às 13h


 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.