AS ULTIMAS


POLÍTICA

COLUNAS

ESPORTES

UBS do Canaã realizou evento do Outubro rosa para conscientização das mulheres da comunidade sobre a prevenção e os perigos do Câncer



Sob a coordenação da dentista Heloiza Helena Santos Lima e com a participação de todos os e as colegas profissionais liberais e servidoras da Unidade Básica do Bairro Canaã, na verdade a Policlínica Dr. José Conde, aconteceu dia 16 últimos, no local, a mais genuína manifestação do outubro Rosa que consistiu em inúmeras atividades como palestras, sorteios de brindes, atendimentos diversos e dinâmicas que conscientizaram e agradaram as senhoras presentes, todas moradoras do entorno. 

Uma palestra da dentista Dra. Heloíza, mostrou os perigos do Câncer Bucal para mais tarde outra palestra, está sobre o Câncer de Mama e do útero, alertar e informar as mulheres sobre os perigos da não prevenção da doença e da necessidade de regular exame. 
A palestra da Mastologista Carolina Lemos Baroncelli foi ampla e irrestrita com a médica demonstrando total interação com os presentes e respondendo a toda e qualquer pergunta após a sua dissertação sobre o assunto. 

Uma dinâmica muito criativa e importante, dirigida pela servidora Ana Cristina Barbosa, mostrou que muitas vezes o ‘stress’ que açula e atrai a doença está dentro dos próprios lares no convívio com familiares e amigos bem como a forma como cada mulher encara os desafios à sua volta. Para depois entre momentos de um ‘cofee break’ ser realizado um divertido sorteio de brindes diversos. 


Palestras
A dentista Dra. Heloiza enfatizou que o câncer bucal pode ser evitado lembrando a todas que a prevenção não é só ir ao médico. 
O dentista diagnostica verificando a saúde dos dentes, se necessário obturação e prótese, saúde dos dentes, obturação e prótese e o dentista é responsável pelo diagnóstico.
Já a Dra. Carolina, cuja palestra foi um show, disse que vale a pena às mulheres irem atrás e buscarem cuidar da sua saúde. 
- O outubro no mundo todo serve para a gente lembrar do Câncer principalmente o de mama, mas também do Útero e bucal principalmente. Mas não é somente neste mês. Todas vocês têm que se prevenir durante o ano todo. 
Ela esclareceu que apenas 10% dos que tem a doença por hereditariedade, maior razão das prevenções. 
Disse que mulheres chegam a seu consultório e mentem para nós. Elas têm que falar a verdade. É a vida delas. Mulher tem que gostar do seu corpo, e a saúde pública está aí à disposição. 
- Viu um carocinho crescendo, opa, vou ver o que é. E aí podemos evitar, caso seja câncer, que a doença prossiga. É triste quando descobrimos que uma mulher tem câncer e o que podemos fazer então é somente confortá-la. Por isso, a partir dos 40 anos todo ano vocês têm que fazer o exame de mamografia. 
Há muita vida além de da sua doença. Basta você cuidar dela, sentenciou a médica.




A unidade
Toda a organização envolveu a totalidade dos funcionários e profissionais liberais que atuam na unidade, cerca de 15, mas todas destacaram o trabalho da servidora Márcia, uma abnegada. Por isso, muita gente ajudou, colaborou e até patrocinou os itens do coffee e os brindes entregues.   
A unidade dispõe à comunidade que serve, Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Médica Especialista em Dermatologia, Dentista além do atendimento público peculiar que resulta nos primeiros procedimentos e também, caso necessário, encaminhamento para uma alçada superior.
Em novembro, o “Azul” novo evento vai conscientizar os homens.


Os bairros atendidos são:
Jardim Andére, Canaã, Jardim dos Pássaros, Bairro Petrópolis, Jardim Novo Horizonte, Bairro Santa Luiza, Vila Andere II, Vila Bueno, Vila Isabel, Vila Nossa Senhora dos Anjos, Vila Nogueira, Vila Verônica e Jardim Vale dos Ipês.


Profissionais liberais 
Cyntia Monis Figueira Petite (Clínica), Amanda Borges Crábi (Clínica), Fernando Barros Reis (Clínico), Fabíola Mendes Gomes (Ginecologista) Ana Cristina Fernandes Barbosa (Dentista), Heloisa Helena Santos Lima (dentista). A unidade tem a coordenação geral de Leandra Maria Galvani (Coordenadora)


Demais servidores
Francielle Antonio, Nívea Maria Coelho Moreira, Márcia Maria de Moraes, Leila Maria Dominghetti, Vanessa Berveli da Silva Nascimento, Lucimara Costa Longa de Souza, Larissa Cristina Gome de Oliveira, Rosana Aparecida Paes, Lucimar Silva, Deyse Lara Coelho (Farmacêutica), Aline Lúcia (Farmacêutica Substituta atual).


Apoiadores, colaboradores e patrocinadores 
Bolo de Pote (Simoni) - Elmara Bolos -  Rosi Salgados - Cantina Lelri - Sorveteria Moreninha - Rádio Clube FM - Dr. Hércules - Dra. Cintia - Dr. Fernando - Luizão Lanches - Dra. Aclécia - Dra. Renata - -Miller do Sindiserva e o vereador Marquinhos da Cooperativa




 
Todos os Direitos Reservados - Notícias do Renan © 2017
Desenvolvido por: Renan Lenzi.